Linguagem e sentidos da subjetividade humana em narrativas da cultura urbana: uma análise aos autocolantes usados nos carros
DOI:
https://doi.org/10.17231/comsoc.28(2015).2275Palavras-chave:
Linguagem, cultura urbana, narrativa, famíliaResumo
Neste texto problematizamos a prática cultural do ato do próprio sujeito se narrar no contexto urbano, partindo de conceções sobre a linguagem, as tecnologias urbanas e as narrativas realizadas nas interações da vida quotidiana. Apresentamos uma análise das observações recolhidas numa investigação realizada na cidade de Santa Maria – RS – BR, envolvendo recolha e análise de imagens e conversas com condutores de veículos e leitores dos autocolantes de carros, popularmente conhecidos como ‘stickers da família feliz’. Entre outras conclusões, verificamos que os autocolantes da “família feliz”, colocados estrategicamente nos para-choques dos carros, instigam vários processos de significação elucidativos de formas individuais e coletivas de narrativa auto e hétero identitária, em contexto urbano.Downloads
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Publicado
28-12-2015
Como Citar
Gustsack, F., & Rocha, S. M. de C. (2015). Linguagem e sentidos da subjetividade humana em narrativas da cultura urbana: uma análise aos autocolantes usados nos carros. Comunicação E Sociedade, 28, 149–167. https://doi.org/10.17231/comsoc.28(2015).2275
Edição
Secção
Diáspora, Dinâmicas de Mobilidade e Media
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