O Apelo à Emoção nas Estratégias de Comunicação: O Caso das Universidades Espanholas no Instagram

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.48(2025).6306

Palavras-chave:

universidades, comunicação pública, emoção, análise do discurso digital, Instagram

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as emoções que as universidades espanholas mobilizaram a partir dos seus perfis no Instagram, no início do ano letivo de 2024/2025. O regresso às aulas é um momento importante de primeiro contato das universidades com os novos estudantes, por isso, consideramos pertinente estudar as estratégias de comunicação utilizadas neste período. Como metodologia, combinamos a análise retórica e a análise do discurso digital, complementadas por entrevistas semiestruturadas com os profissionais de comunicação de quatro universidades (Universidade Autônoma de Barcelona, Universidade Complutense de Madrid, Universidade de Salamanca e Universidade de Sevilha). Os resultados identificaram que estas instituições adotam um discurso multimodal (com textos, imagens e vídeos) e multiplataforma (por exemplo, o seu site e outras plataformas sociais, como o TikTok). As universidades procuram construir um ethos de internacionalização, bem como despertar nos estudantes emoções de orgulho, pertencimento e nostalgia. Também foi possível concluir que os profissionais de comunicação universitária mobilizam intencionalmente emoções na sua comunicação em plataformas digitais, como, por exemplo, no Instagram, para captar a atenção e o envolvimento dos seus públicos. No entanto, apesar deste esforço comunicativo, a interação do público permanece baixa. Ou seja, a mobilização de emoções funciona, mas ainda não é suficiente para estabelecer uma conexão mais profunda com os estudantes online.

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Biografias Autor

Sendi Chiapinotto Spiazzi, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Brasil

Sendi Chiapinotto Spiazzi é especialista em relações-públicas na Unidade de Comunicação Integrada da Universidade Federal de Santa Maria. É doutoranda em Comunicação e detém mestrado em Gestão de Organizações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria. Licenciou-se em Relações Públicas na mesma universidade. É especialista em Marketing Digital pelo Instituto Educacional do Rio Grande do Sul e em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Internacional de Curitiba. É membro do Grupo de Investigação em Mídia, Discurso e Comunicação Pública. Possui experiência em comunicação pública e organizacional, marketing, gestão, planejamento estratégico e redes sociais. Desenvolve investigação em comunicação pública, comunicação organizacional, sociedade de plataformas, gestão de processos, universidades e análise do discurso digital.

Carme Ferré-Pavia, Departamento de Medios, Comunicación y Cultura, Universitat Autònoma de Barcelona, Barcelona, Espanha

Carme Ferré-Pavia é doutorada em Comunicação pela Universidade Autônoma de Barcelona e está acreditada como professora pela Agência Nacional Espanhola de Avaliação da Qualidade e Acreditação. Professora catedrática e diretora do Departamento de Mídia, Comunicação e Cultura na Universidade Autônoma de Barcelona, é também diretora do grupo de investigação Comunicação e Responsabilidade Social. É autora de diversas monografias sobre história, mídia e guias de estilo entretenimento informativo, bem como de centenas de artigos acadêmicos, muitos dos quais publicados em revistas internacionais de elevado impacto, tais como International Communication Gazette, International Journal of Communication, Latin American Research Review, Ettik i Praksis, Environmental Communication and Media, War and Conflict, entre outras. Seus interesses de investigação incluem aspetos da história da comunicação, ética da comunicação, comunicação política, comunicação sobre questões sociais, transparência e responsabilidade social. Atualmente, dedica-se ao estudo das narrativas sobre comunicação, migração e alterações climáticas, com projetos financiados por instituições catalãs e espanholas. As suas redes académicas incluem investigadores da Colômbia, México, Brasil, Argentina, República Dominicana, Gana, Geórgia e Líbano.

Rejane de Oliveira Pozobon, Universidade Federal de Santa Maria

Rejane de Oliveira Pozobon é professora catedrática no Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. É docente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da mesma universidade. É doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, tem mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria, e é licenciada em Jornalismo e Relações Públicas pela mesma instituição. É líder do Grupo de Investigação em Mídia, Discurso e Comunicação Pública. As suas áreas de interesse incluem comunicação pública, política, mídia, discurso político, discurso jornalístico, discurso midiático e discurso governamental.

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Publicado

16-09-2025

Como Citar

Chiapinotto Spiazzi, S., Ferré-Pavia, C., & de Oliveira Pozobon, R. (2025). O Apelo à Emoção nas Estratégias de Comunicação: O Caso das Universidades Espanholas no Instagram. Comunicação E Sociedade, 48, e025016. https://doi.org/10.17231/comsoc.48(2025).6306