Crime, Cruzados Encapuzados e Justiça (Privada): Arrow e a Exoneração do Vigilantismo nos Média Populares Contemporâneos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.42(2022).4013

Palavras-chave:

crime, justiça, vigilantismo, Arrow

Resumo

Como uma forma de combate extrajudicial ao crime, o vigilantismo envolve questões relevantes sobre crime, justiça e o cumprimento da lei, tornando-se um elemento básico dos média populares. Na década de 1980, diversos produtos da cultura popular adotaram uma abordagem crítica ao vigilantismo, como parte da desconstrução do género de super-herói, que incluiu uma reflexão crítica sobre as implicações psicológicas e políticas das motivações por detrás do comportamento dos executores da justiça privada. Nesse contexto, este artigo concentra-se na representação do vigilantismo no conhecido programa de televisão Arrow (Flecha) e analisa a maneira como ele retrata, racionaliza e, em última análise, exonera o vigilantismo como uma resposta justificável à atividade criminosa. A análise empírica se concentra nas várias estratégias retóricas usadas por Arrow para justificar o vigilantismo, como a representação de instituições legais e governamentais como corruptas e ineficientes, as múltiplas razões pelas quais o vigilantismo é praticado e a sanção do combate ao crime privado pelas instituições. Os resultados indicam que o programa oferece uma apologia do éthos do vigilante: Arrow herda a virada sombria dos super-heróis na década de 1980 e o reflexo dos medos da sociedade sobre o crime, no entanto, na visão de mundo do programa, esses medos só podem ser aplacados por vigilantes privados. Ao retratar o estado como ineficiente e/ou corrupto, o espetáculo potencializa ideologias do individualismo e do neoliberalismo antigovernamental. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Jesús Jiménez-Varea, Departamento de Comunicación Audiovisual, Facultad de Comunicación, Universidad de Sevilla, Sevilha, Espanha

Jesús Jimenez-Varea é professor associado no Departamento de Comunicação Audiovisual e Publicidade da Universidade de Sevilha (Espanha). Tem um mestrado em física teórica e um doutoramento em comunicação e meios de comunicação. A sua área de especialização é a intersecção da cultura popular, narrativas, e teoria da imagem, particularmente banda desenhada, juntamente com géneros como o horror e os super-heróis. Os seus textos sobre narração gráfica, vigilantismo, violência e ideologia têm aparecido em revistas internacionais e coleções editadas. É co pesquisador principal do projeto de investigação Interacciones Entre Valores Cognitivos y Propiedades Estéticas en la Serialidad Contemporánea (Interacções Entre Valores Cognitivos e Propriedades Estéticas na Serialidade Contemporânea; RTI2018-096596-B-I00) e vice-presidente da COST Action iCOn-MICS (CA19119 - Investigação sobre banda desenhada e romances gráficos na área cultural ibérica). Também lidera o Grupo de Investigação sobre Imagem e Cultura Visual na Comunicação Audiovisual (EIKON).

Antonio Pineda, Departamento de Comunicación Audiovisual, Facultad de Comunicación, Universidad de Sevilla, Sevilha, Espanha

Antonio Pineda é professor catedrático na Universidade de Sevilha (Espanha). Ensina e investiga no Departamento de Comunicação Audiovisual e Publicidade. Os seus principais interesses de investigação são o estudo teórico e empírico da propaganda, a semiótica da publicidade, e as relações entre ideologia política e cultura popular. O seu trabalho tem sido publicado em revistas como New Media & Society, The Journal of Popular Culture, e o International Journal of Communication, e tem contribuído para editar livros como The Routledge Companion to Global Popular Culture (Complementar Routledge da Cultura Popular Global). Dirige o grupo de investigação IDECO sobre comunicação política, ideologia e propaganda.

Referências

Bainbridge, J. (2007). “This is the authority. This planet is under our protection” — An exegesis of superheroes’ interrogations of law. Law, Culture and the Humanities, 3, 455–476. https://doi.org/10.1177/1743872107081431 DOI: https://doi.org/10.1177/1743872107081431

Bateson, R. (2021). The politics of vigilantism. Comparative Political Studies, 54(6), 923–955. https://doi.org/10.1177/0010414020957692 DOI: https://doi.org/10.1177/0010414020957692

Berlatsky, E. L. (2012). Alan Moore: Conversations. University Press of Mississippi.

Boukli, A., & Kotzé, J. (2018). Introduction. In A. Boukli & J. Kotzé (Eds.), Zemiology. Reconnecting crime and social harm (pp. 1–8). Palgrave Macmillan. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-76312-5_1

Busch, A. E. (2001). Ronald Reagan and the politics of freedom. Rowman & Littlefield.

Caldeira, T. P. R., & Holston, J. (1999). Democracy and violence in Brazil. Comparative Studies in Society and History, 41(4), 691–729. https://doi.org/10.1017/S0010417599003102 DOI: https://doi.org/10.1017/S0010417599003102

Carroll, N. (2010). Narrative closure. In N. Carroll (Ed.), Art in three dimensions (pp. 355–372). Oxford University Press. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203879320.ch19

Carroll, N. (2019). Movies, narration and the emotions. In C. Rawls, D. Neiva, & S. S. Gouveia (Eds.), Philosophy and film (pp. 209–221). Routledge. DOI: https://doi.org/10.4324/9780429435157-13

Cawelti, J. G. (1975). Myths of violence in American popular culture. Critical Inquiry, 1(3), 521–541. https://doi.org/10.1086/447799 DOI: https://doi.org/10.1086/447799

Cock, J. (2005). ‘Guards and guns’: Towards privatised militarism in post-apartheid South Africa. Journal of Southern African Studies, 31(4), 791–803. https://doi.org/10.1080/03057070500370589 DOI: https://doi.org/10.1080/03057070500370589

Coogan, P. (2006). Superhero: The secret origin of a genre. MonkeyBrain.

Culberson, W. C. (1990). Vigilantism: Political history of private power in America. Greenwood.

Dumsday, T. (2009). On cheering Charles Bronson: The ethics of vigilantism. The Southern Journal of Philosophy, 47, 49–67. https://doi.org/10.1111/j.2041-6962.2009.tb00131.x DOI: https://doi.org/10.1111/j.2041-6962.2009.tb00131.x

Favarel-Garrigues, G., Tanner, S., & Trottier, D. (2020). Introducing digital vigilantism. Global Crime, 21(3–4), 189–195. https://doi.org/10.1080/17440572.2020.1750789 DOI: https://doi.org/10.1080/17440572.2020.1750789

Fawcett, E. (2015). Liberalism: The life of an idea. Princeton University Press. DOI: https://doi.org/10.1515/9781400873654

Fitzgerald, M. R. (2013). The white savior and his junior partner: The Lone Ranger and Tonto on cold war television (1949–1957). The Journal of Popular Culture, 46(1), 79–108. https://doi.org/10.1111/jpcu.12017 DOI: https://doi.org/10.1111/jpcu.12017

Grant, K. (2020). Vigilantes: Private justice in popular cinema. McFarland.

Hache, E. (2007). Is responsibility a tool of neo-liberal governmentality? Raisons Politiques, 28(4), 49–65. https://www.cairn-int.info/journal-raisons-politiques-2007-4-page-49.htm DOI: https://doi.org/10.3917/rai.028.0049

Hennon, B. (2014, July 3). ‘Arrow’ writers Kreisberg, Sokolowski to script DC’s ‘Green Arrow’. Los Angeles Times.

Hillyard, P., & Tombs, S. (2004). Beyond criminology? In P. Hillyard, C. Pantazis, S. Tombs, & D. Gordon (Eds.), Beyond criminology: Taking harm seriously (pp. 10–29). Pluto Press and Fernwood Publishing. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctt18fscmm.6

Hoppenstand, G. (1992). Justified bloodshed: Robert Montgomery Bird’s Nick of the Woods and the origins of the vigilante hero in American literature and culture. Journal of American Culture, 15(2), 51–61. https://doi.org/10.1111/j.1542-734X.1992.00051.x DOI: https://doi.org/10.1111/j.1542-734X.1992.00051.x

Howe, K. (2017). Beyond wounds and words: The rhetoric of scarred embodiment in Arrow. In J. F. Iaccino, C. Barker, & M. Wiatrowski (Eds.), Arrow and superhero television (pp. 95–110). McFarland.

Johnson, J. K. (2012). Super-history. McFarland.

Joseph, C. (2018). The CW Arrowverse and myth-making, or the commodification of transmedia franchising. Series, 4(2), 27–45. https://doi.org/10.6092/issn.2421-454X/8177

Katz, L. (2011). Why the law is so perverse. The University of Chicago Press. DOI: https://doi.org/10.7208/chicago/9780226426068.001.0001

Klock, G. (2008). Frank Miller’s new Batman and the grotesque. In D. O’Neil (Ed.), Batman unauthorized (pp. 35–46). Benbella.

Landau, N. (2022). TV showrunner’s roadmap. Routledge. DOI: https://doi.org/10.4324/9781003041115

Livesay, H. (2007). Making a place for the angry hero on the team. In L.C. Rubin (Ed.), Using superheroes in counseling and play therapy (pp. 121–142). Springer.

Lopes, P. (2009). Demanding respect: The evolution of the American comic book. Temple University Press.

Lukin, J. (1997). I’m not your boss: The paradox of the anarchist superhero. Anarchist Studies, 5(2), 131–155.

Marazi, K. (2015). Superhero or vigilante? A matter of perspective and brand management. European Journal of American Culture, 34(1), 67–82. https://doi.org/10.1386/ejac.34.1.67_1 DOI: https://doi.org/10.1386/ejac.34.1.67_1

Muir, J. K. (2008). The encyclopedia of superheroes on film and television. McFarland.

Nevins, J. (2017). The evolution of the costumed avenger. Praeger.

Nye, R. B. (1970). The unembarrassed muse. Dial Press.

O’Neil, D. (1983, October). Green Lantern/Green Arrow, 1. DC.

Patton, M. (1990). Qualitative evaluation and research methods. Sage.

Pineda, A., & Jiménez-Varea, J. (2017). “You have failed this city”: Arrow, left-wing vigilantism and the modern day Robin Hood. In J. F. Iaccino, C. Barker, & M. Wiatrowski (Eds.), Arrow and superhero television (pp. 150–166). McFarland.

Robinson, M. G., & Wagner, K. (2022). Dare to define: The Arrowverse and the new television superhero. In A. L. Carlson & L. K. Perdigao (Eds.), The CW comes of age (pp. 161–176). McFarland.

Rose, N. (2004). Powers of freedom. Reframing Political Thought. Cambridge University Press.

Rosenbaum, H. J., & Sederberg, P. C. (1974). Vigilantism: An analysis of establishment violence. Comparative Politics, 6(4), 541–70. https://doi.org/10.2307/421337 DOI: https://doi.org/10.2307/421337

Spanakos, T. (2009). Super-vigilantes and the Keene Act. In M. D. White (Ed.), Watchmen and philosophy: A Rorschach test (pp. 33–46). John Wiley.

Steger, M. B., & Roy, R. K. (2010). Neoliberalism. A very short introduction. Oxford University Press. DOI: https://doi.org/10.1093/actrade/9780199560516.001.0001

The Paley Center for Media. (2013). Arrow: Cast and creative team at the 2013 PaleyFest [Film]. The Paley Center for Media; Warner Bros. Entertainment.

Tombs, S. (2018). For pragmatism and politics: Crime, social harm and zemiology. In A. Boukli & J. Kotzé (Eds.), Zemiology. Reconnecting crime and social harm (pp. 1–31). Palgrave Macmillan. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-76312-5_2

Wolf-Meyer, M. J. (2006). Batman and Robin in the nude, or class and its exceptions. Extrapolation, 47(2), 187–206. https:// doi.org/10.3828/extr.2006.47.2.3 DOI: https://doi.org/10.3828/extr.2006.47.2.3

Worcester, K. (2012). The Punisher and the politics of retributive justice. Law Text and Culture, 16, 329–352. https://ro.uow.edu.au/ltc/vol16/iss1/14/

Yonucu, D. (2018). Urban vigilantism: A study of anti-terror law, politics and policing in Istanbul. International Journal of Urban and Regional Research, 42(3), 408–422. https://doi.org/10.1111/1468-2427.12611 DOI: https://doi.org/10.1111/1468-2427.12611

Publicado

16-12-2022

Como Citar

Jiménez-Varea, J., & Pineda, A. (2022). Crime, Cruzados Encapuzados e Justiça (Privada): Arrow e a Exoneração do Vigilantismo nos Média Populares Contemporâneos. Comunicação E Sociedade, 42, 133–156. https://doi.org/10.17231/comsoc.42(2022).4013

Edição

Secção

Artigos Temáticos