Compreender Como os Baby Boomers Utilizam a Internet e os Média Sociais Para Melhorarem o Seu Engagement Com as Marcas

Autores

  • María-Victoria Carrillo-Durán Departamento de Información y Comunicación, Facultad de Ciencias de la Documentación y la Comunicación, Universidad de Extremadura, Badajoz, Espanha https://orcid.org/0000-0002-1256-8870
  • Soledad Ruano-López Departamento de Información y Comunicación, Facultad de Ciencias de la Documentación y la Comunicación, Universidad de Extremadura, Badajoz, Espanha https://orcid.org/0000-0003-1963-3898
  • M-Rosario Fernández-Falero Departamento de Información y Comunicación, Facultad de Ciencias de la Documentación y la Comunicación, Universidad de Extremadura, Badajoz, Espanha https://orcid.org/0000-0001-6970-109X
  • Javier Trabadela-Robles Departamento de Información y Comunicación, Facultad de Ciencias de la Documentación y la Comunicación, Universidad de Extremadura, Badajoz, Espanha https://orcid.org/0000-0001-5338-9257

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.41(2022).3516

Palavras-chave:

envelhecimento, média sociais, motivações, engagement com a marca, baby boomers

Resumo

O aparecimento dos baby boomers, como um novo grupo de pessoas/consumidores entre os 55 e os 75 anos, com interesses, hábitos de exposição aos média e padrões de compra únicos, assinalou um marco importante sobre a linguagem das marcas. O principal objetivo dos média sociais é criar engagement com o intuito de gerar ligação e impactar tanto os seniores como as empresas, sendo necessário, para isso, compreender como atuam no meio digital. Este trabalho tem como principal objetivo mostrar como os baby boomers se comportam no meio digital, apresentando as vantagens e os desafios que as marcas enfrentam para os envolver de forma efetiva. Partindo de um estudo exploratório e qualitativo operacionalizado através de grupos de foco com internautas seniores, de Portugal e Espanha, que analisou os interesses e os hábitos de exposição deste público a esses meios, os resultados mostram que as marcas parecem não falar a mesma linguagem deste público e, por essa razão, os baby boomers não se sentem comprometidos com elas na internet. Este trabalho avança com um conjunto de recomendações passíveis de melhorar o engagement e a experiência digital dos mais velhos. Nesse sentido, para criar engagement, as marcas devem conseguir entender e descortinar quais são as variáveis e pontos de interesse dos baby boomers, como é o caso da afiliação e do apoio. Por outro lado, devem assumir que o nível de engagement depende da capacidade de estabelecerem com eles um diálogo ativo, com conteúdo dirigido a diferentes segmentos da população, tendo em consideração as variáveis anteriores (afiliação e apoio), e emocionalmente relevante.

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Biografias Autor

María-Victoria Carrillo-Durán, Departamento de Información y Comunicación, Facultad de Ciencias de la Documentación y la Comunicación, Universidad de Extremadura, Badajoz, Espanha

María-Victoria Carrillo-Durán é professora de comunicação audiovisual e publicidade na Universidade de Extremadura (Espanha). É licenciada e doutora em ciências da informação, publicidade e relações públicas pela Universidade Complutense de Madrid (UCM). Tem um mestrado em marketing profissional (UCM) e é especializada em gestão de publicidade (UCM). É coordenadora do programa de Doutoramento em Informação e Comunicação da Universidade da Extremadura. É investigadora principal do grupo de investigação Área de Comunicación (AR-CO), que desenvolve e participa em projetos e publicações sobre as influências da comunicação e da comunicação empresarial.

Soledad Ruano-López , Departamento de Información y Comunicación, Facultad de Ciencias de la Documentación y la Comunicación, Universidad de Extremadura, Badajoz, Espanha

Soledad Ruano-López é professora do Departamento de Informação e Comunicação da Universidade de Extremadura (Espanha). É licenciada em ciências da informação (comunicação audiovisual) pela Universidade Complutense de Madrid e doutorada pela Universidade da Extremadura. É a pesquisadora principal do grupo de pesquisa Conectar.

M-Rosario Fernández-Falero, Departamento de Información y Comunicación, Facultad de Ciencias de la Documentación y la Comunicación, Universidad de Extremadura, Badajoz, Espanha

M-Rosario Fernández-Falero é professora do Departamento de Informação e Comunicação da Universidade de Extremadura (Espanha). É licenciada em química (especializada em química técnica) e doutorada pela Universidade da Extremadura. É diretora do Departamento de Informação e Comunicação da Universidade da Extremadura. É pesquisadora do grupo de pesquisa Conectar.

Javier Trabadela-Robles, Departamento de Información y Comunicación, Facultad de Ciencias de la Documentación y la Comunicación, Universidad de Extremadura, Badajoz, Espanha

Javier Trabadela-Robles é professor do Departamento de Informação e Comunicação da Universidade de Extremadura (Espanha). É licenciado em ciências da informação (comunicação audiovisual) e doutorado pela Universidade Complutense de Madrid. É secretário pedagógico da Faculdade de Ciências da Documentação e Comunicação (Universidade da Extremadura). É investigador do grupo de investigação Área de Comunicación (AR-CO) da Universidade da Extremadura e membro da Associação Científica de Investigação em Tecnologias de Informação e Comunicação Icono 14.

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Publicado

22-06-2022

Como Citar

Carrillo-Durán, M.-V., Ruano-López , S., Fernández-Falero, M.-R., & Trabadela-Robles, J. (2022). Compreender Como os Baby Boomers Utilizam a Internet e os Média Sociais Para Melhorarem o Seu Engagement Com as Marcas. Comunicação E Sociedade, 41, 261–284. https://doi.org/10.17231/comsoc.41(2022).3516