Imagens e poder: encenação, rasura e pintura

Autores

  • Eduardo Paz Barroso LabCom, Universidade da Beira Interior, Portugal / Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Fernando Pessoa, Portugal https://orcid.org/0000-0002-3788-8459
  • Rui Estrada Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal / Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Fernando Pessoa, Portugal https://orcid.org/0000-0002-8076-6692
  • Teresa Toldy Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra, Portugal / Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Fernando Pessoa, Portugal https://orcid.org/0000-0002-2299-3504

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.38(2020).2451

Palavras-chave:

fotografia, pintura, poder, nazismo, estalinismo

Resumo

Este artigo procura abordar o poder da presença da imagem em três períodos históricos do século XX, algo que se tornou omnipresente nestas épocas históricas, mas que não é exclusivo das mesmas: veja-se a referência ao impacto da visão de parte do corpo descoberto de Frine, levada a julgamento no século IV a.C. A imagem, em dois dos casos aqui apresentados (o nazismo e o estalinismo), constituiu um instrumento ao serviço do poder, com o objetivo de encenar simultaneamente a “heroicidade” e uma normalidade em contraste radical com uma brutalidade que marcou decisivamente a história e constituiu um dos principais momentos de trevas vividos no século XX. Por seu turno, sob Estaline, a imagem é manipulada, tornando o processo de rasura de personagens uma alegoria macabra da sua aniquilação real. A eficácia da reconstrução da realidade, através da manipulação da imagem, passa, assim, por uma ilusão de omnipotência: como se os ditadores tivessem o poder de enunciar, construir e destruir a “realidade”. Na terceira parte, partindo da questão da acentuada erosão das imagens na atualidade, a discussão centra-se na resposta que a pintura abre e problematiza. Ao contrário do carácter efémero da fotografia, a pintura sobrevive a tempos sombrios, persiste teimosamente, como se pode ver no caso de Tuymans. A memória não pode ser apagada. E porque não é programática, porque constitui uma tentativa de despoluição da imagem, rasga o espaço para a busca de sentido.

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Publicado

23-12-2020

Como Citar

Barroso, E. P., Estrada, R., & Toldy, T. (2020). Imagens e poder: encenação, rasura e pintura. Comunicação E Sociedade, 38, 221–242. https://doi.org/10.17231/comsoc.38(2020).2451