O Telejornal sob o olhar da cenografia: Da experimentação à imagem de marca
DOI:
https://doi.org/10.17231/comsoc.15(2009).1049Keywords:
Televisão, informação, Telejornal, cenografiaAbstract
Os 50 anos do Telejornal servem de pano de fundo à análise da evolução da cenografia de informação televisiva em Portugal. Após 35 anos de exclusividade como ritual quotidiano, o Telejornal viu entrar em cena novos concorrentes: O Jornal da Noite (SIC) e o Jornal Nacional (TVI). Na procura da diferenciação e da sedução dos telespectadores – motivadas pela concorrência –, as três televisões experimentam cenografias e tecnologias, inovaram nos materiais empregues e nos ambientes instalados ou na abertura para as redacções. Os elementos gráficos invadem os ecrãs dos televisores. Através da análise comparativa das cenografias destes três espaços noticiosos, apresentam-se as principais características de cada um, as intenções comunicacionais subjacentes e a relação com o público. Serão igualmente discutidas as implicações destas transformações no processo de informação pelos telespectadores.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2012 Comunicação e Sociedade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors own the copyright, providing the journal with the right of first publication. The work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.