Espaço, media e experiência. Na era do espaço virtual e do tempo real

Autores

  • Maria Teresa Cruz Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens, Universidade Nova de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.12(2007).1094

Palavras-chave:

Media, espaço, tempo, experiência, experimentação

Resumo

As transformações da experiência, que a modernidade pensava fundamentalmente no tempo (como história, revolução e progresso), pensa-as a contemporaneidade numa relação intrínseca com o espaço. Na sociedade e na cultura em que as tecnologias da informação se tornam numa mediação generalizada da experiência, crescem de facto as alusões a uma relação fundamental com o espaço (mundialização, globalização, espaço virtual, telepresença). Esta reflexão interrogará a relação entre espaço, experiência e mediação, que encontra na nossa cultura outros momentos de grande significação histórica e cultural, como foram os da invenção da escrita ou ainda da perspectiva, que são também, a seu modo, reinvenções do espaço e agentes de uma espacialização da cultura. Mas nunca como hoje esse movimento fez vacilar de igual modo a nossa ideia de experiência e de realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-12-2007

Como Citar

Cruz, M. T. (2007). Espaço, media e experiência. Na era do espaço virtual e do tempo real. Comunicação E Sociedade, 12, 23–37. https://doi.org/10.17231/comsoc.12(2007).1094

Edição

Secção

Pensar a técnica hoje