A retórica dos resultados na comunicação da ciência
DOI:
https://doi.org/10.17231/comsoc.6(2004).1232Keywords:
Retórica, resultados, comunicação da ciênciaAbstract
A retórica dos resultados é uma questão que diz respeito sobretudo aos divulgadores, mais do que aos públicos. Consiste em representar a actividade científica pelos seus produtos, subsumir os processos científicos à consecução finalista e cumulativa de resultados e isolar exclusivamente como resultados aqueles que são avaliados a posteriori como êxitos de aplicação. Tal implica ignorar a actividade científica enquanto processo, anular o papel do erro produtivo na tomada de decisão e nas escolhas científicas e assimilar fins a resultados, com a exclusão dos resultados fortuitos, inesperados ou adversos. A retórica dos resultados é efeito de censura positiva da iliteracia que a dinâmica tecnocientífica naturalmente segrega. Há que afirmar que a tecnociência se encontra em condições de disponibilizar meios, melhor do que produzir resultados, contra a retórica que deixa sem resposta o facto da produção de resultados inesperados, indesejáveis e incontroláveis. A retórica dos resultados contribui para a presunção da auto-suficiência científica e pode ser também entendida como ilusão de controlo da dinâmica imparável da tecnociência.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2012 Comunicação e Sociedade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors own the copyright, providing the journal with the right of first publication. The work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.