Contributos para o aprofundamento do conceito de literacia: utilização de tecnologia digital em contextos de ensino
DOI:
https://doi.org/10.17231/comsoc.14(2008).1074Keywords:
Literacia, educação, tecnologia, aprendizagem, ensinoAbstract
O presente artigo apresenta uma proposta teórica de expansão do conceito de literacia tendo como base a noção de serviços educativos em ambiente digital. Tradicionalmente entendida como a capacidade de ler e escrever uma mensagem numa língua específica, o conceito de literacia tem sido alvo de várias interpretações e expansões do seu valor, nomeadamente no que se refere às suas formulações no campo do discurso dos media. A emergência de ambientes digitais de mediatização da experiência educativa, que são em muitos casos replicados pelos ambientes colaborativos típicos das experiências contemporâneas de uso dos media on-line, convoca novas possibilidades de expansão do conceito de literacia por forma a que este englobe não só a natureza da mediatização dessas experiências, mas também a própria estrutura de relacionamento com as tecnologias que lhes está subjacente. O presente enquadramento teórico situa-se num trabalho mais amplo sobre as formas de uso e consumo dos media em ambientes digitais.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2012 Comunicação e Sociedade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors own the copyright, providing the journal with the right of first publication. The work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.