Tecnologia do Desassossego: O Jornalismo Humano Deve Sentir-se Ameaçado Pela Inteligência Artificial?
DOI:
https://doi.org/10.17231/comsoc.47(2025).6100Palavras-chave:
jornalismo, inteligência artificial, ética, autoridadeResumo
A atravessar uma crise sem precedentes, o jornalismo vive desassossegado porque a inteligência artificial, uma ferramenta do presente, poderá futuramente transformar-se num risco ao emprego humano devido à sua vertente generativa. A possibilidade de ter algoritmos a produzir informação jornalística tornou-se apelativa para as empresas, pelo que a ameaça ao trabalho dos jornalistas é real. Mas será que os algoritmos podem substituir os humanos numa profissão com a especificidade do jornalismo? Haverá razões para tanto desassossego? Neste trabalho faz-se uma abordagem teórica a quatro pontos fundamentais desta profissão: a relação com as fontes informativas, o papel da criatividade nas narrativas, a relevância da autoridade jornalística e os princípios éticos em que se fundamenta o jornalismo. No âmbito da recolha e tratamento de informação, a eficiência e rapidez dos algoritmos no processamento de dados é superada pela possibilidade de se conseguirem informações desconhecidas, graças a qualidades humanas como a confiança ou a empatia. No campo da produção, a criatividade e a originalidade humanas continuam a ser fatores que diferenciam os profissionais das abordagens repetitivas da inteligência artificial. Por último, o facto de ser uma atividade profissional socialmente reconhecida, e de operar num ambiente guiado por regras éticas e deontológicas, permite aos jornalistas humanos uma vantagem face a esta tecnologia.
Downloads
Referências
Ba, S., & Pavlou, P. A. (2002). Evidence of the effect of trust building technology in electronic markets: Price premiums and buyer behavior. MIS Quarterly, 26(3), 1–26.
Bender, E. M., Gebru, T., McMillan-Major, A., & Shmitchell, S. (2021). On the dangers of stochastic parrots: Can language models be too big? In FAccT ‘21: Proceedings of the 2021 ACM Conference on Fairness, Accountability, and Transparency (pp. 610–623). Association for Computing Machinery. https://doi.org/10.1145/3442188.3445922
Berger, P., & Luckmann, T. (2004). Modernidade, pluralismo e crise de sentido: A orientação do homem moderno (E. Orth, Trad.). Vozes. (Trabalho original publicado em 1995)
Branch, J. (2012, 20 de dezembro). Snow fall: The avalanche at Tunnel Creek. The New York Times. https://www.nytimes.com/projects/2012/snow-fall/index.html#/?part=tunnel-creek
Canavilhas, J. (2023). Manual de jornalismo na web. Editora LabCom.
Canavilhas, J. (2024a). Inteligência artificial: O primeiro jornal do mundo feito com ChatGPT. BOCC.
Canavilhas, J. (2024b). Jornalismo sem jornalistas? Responde a inteligência artificial. In C. Camponez & M. Oliveira (Eds.), Anuário internacional de comunicação lusófona 2023/2024: Lusofonias e decolonialidade (pp. 189–205). CECS.
Canavilhas, J., & Biolchi, B. (2024). Inteligência artificial e transparência no jornalismo. Mídia e Cotidiano, 18(2), 43–64. https://doi.org/10.22409/rmc.v18i2.62654
Carlson, M. (2015). The robotic reporter: Automated journalism and the redefinition of labor, compositional forms, and journalistic authority. Digital Journalism, 3(3), 416–431. https://doi.org/10.1080/21670811.2014.976412
Carpentier, N. (2006). Journalism, media, and democracy. In B. Cammaerts & N. Carpentier (Eds.), Reclaiming the media: Communication rights and democratic media roles (pp. 151–156). Intellect.
Cascais, F. (2001). Dicionário de jornalismo. Verbo.
Chadwick, A. (2013). The hybrid media system: Politics and power. Oxford University Press.
Charaudeau, P. (2009). Identidade social e identidade discursiva, o fundamento da competência comunicacional. In M. Pietroluongo (Ed.), O trabalho da tradução (pp. 309–326). Contra capa.
Chiang, T. (2024, 31 de agosto), Why A.I. isn’t going to make art. The New Yorker. https://www.newyorker.com/culture/the-weekend-essay/why-ai-isnt-going-to-make-art
Clerwall, C. (2014). Enter the robot journalist. Users’ perceptions of automated content. Journalism Practice, 8(5), 519–531. https://doi.org/10.1080/17512786.2014.883116
Cruz, G. A. M., Moriya-Huzita, E. H., Feltrim, V. D., & Arsenal, G. S. D. (2018). A framework for trust estimation in virtual teams based on sentiment analysis. Information and Software Technology, 95, 46–61. https://doi.org/10.1016/j.infsof.2017.10.016
Deuze, M. (2019). On creativity. Journalism, 20(1), 130–134. https://doi.org/10.1177/1464884918807
DeVito, M. A. (2017). From editors to algorithms: A values-based approach to understanding story selection in the Facebook news feed. Digital Journalism, 5(6), 753–773. https://doi.org/10.1080/21670811.2016.1178592
Díaz Noci, J. (2001). La escritura digital: Hipertexto y construcción del discurso informativo en el periodismo electrónico. Servicio Editorial de la Universidad del País Vasco.
Ekström, M., & Westlund, O. (2019). Epistemology and journalism. In Oxford encyclopedia of journalism studies. Oxford University Press. https://doi.org/10.1093/acrefore/9780190228613.013.806
Feng, S., Park, C. Y., Liu, Y., & Tsvetkov, Y. (2023). From pretraining data to language models to downstream tasks: Tracking the trails of political biases leading to unfair NLP models. arXiv. https://doi.org/10.48550/arXiv.2305.08283
Fidalgo, J. (2000). A questão das fontes nos códigos deontológicos dos jornalistas. Comunicação e Sociedade, 2, 319–337. https://doi.org/10.17231/comsoc.2(2000).1404
Fontcuberta, M. (1999). A notícia: Pistas para compreender o mundo. Notícias Editorial.
Forja-Pena, T., García-Orosa, B., & López García, X. (2024). The ethical revolution: Challenges and reflections in the face of the integration of artificial intelligence in digital journalism. Communication & Society, 37(3), 237–254. https://doi.org/10.15581/003.37.3.237-254
Franks, S., Wells, R., Maiden, N., & Zachos, K. (2022). Using computational tools to support journalists’ creativity. Journalism, 23(9), 1881–1899. https://doi.org/10.1177/14648849211010582
García-Avilés, J. A., Carvajal-Prieto, M., Arias, F., & De Lara-González, A. (2018). How journalists innovate in the newsroom. Proposing a model of the diffusion of innovations in media outlets. The Journal of Media Innovations, 5(1), 1–16. https://doi.org/10.5617/jomi.v5i1.3968
Giddens, A. (1991). As consequências da modernidade (R. Fiker, Trad.). Editora UNESP. (Trabalho original publicado em 1990)
Gomes, R. M. (2003). A importância da internet para jornalistas e fontes. Livros Horizonte.
Guerin, F. (2022). Projection: A mechanism for human-like reasoning in artificial intelligence. Journal of Experimental & Theoretical Artificial Intelligence, 35(8), 1269–1293. https://doi.org/10.1080/0952813X.2022.2078889
Guzman, A., & Lewis, S. (2020). Artificial intelligence and communication: A human–machine communication research agenda. New Media & Society, 22(1), 70–86. https://doi.org/10.1177/1461444819858691
Henestrosa, A. L., & Kimmerle, J. (2024). The effects of assumed AI vs. human authorship on the perception of a GPT-generated text. Journalism and Media, 5(3), 1085–1097. https://doi.org/10.3390/journalmedia5030069
Kim, D., & Kim, S. (2018). Newspaper journalists’ attitudes towards robot journalism. Telematics and Informatics, 35(2), 340–357. https://doi.org/10.1016/j.tele.2017.12.009
Lévy, P. (1993). As tecnologias da inteligência: O futuro do pensamento na era da informática (C. I. da Costa, Trad.). Editora 34. (Trabalho original publicado em 1990)
Linden, C.-G. (2017). Decades of automation in the newsroom still so many jobs in journalism? Why are there still so many jobs in journalism. Digital Journalism, 5(2), 123–140.
Longhi, R. (2016). Narrativas imersivas no webjornalismo. Entre interfaces e realidade virtual. In Atas do 14º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (pp. 1–13). SBPJor - Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo.
Luhmann, N. (1988). Familiarity, confidence, trust: Problems and alternatives. In D. Gambetta (Ed.), Trust: Making and breaking cooperative relations (pp. 94–107). Blackwell.
Machado, E., & Palacios, M. (Eds.). (2003). Modelos de jornalismo digital. Calandra; GJOL.
Maleki, N., Padmanabhan, B., & Dutta, K. (2024). AI hallucinations: A misnomer worth clarifying. arXiv. https://doi.org/10.48550/arXiv.2401.06796
Manovich, L. (2005). El lenguaje de los nuevos medios de comunicación: La imagen en la era digital (Ó. Fontrodona, Trad.). Paidós. (Trabalho original publicado em 2001)
Marconi, F., & Siegman, A. (2017). The future of augmented journalism: A guide for newsrooms in the age of smart machines. AP.
Martínez Albertos, J. L. (1991). Curso general de redacción periodística. Ediciones Paraninfo.
Martínez-Navarro, G. (2024). Inteligencia artificial y periodismo: Explorando el punto de vista de los periodistas. Doxa Comunicación, (40), 259–278. https://doi.org/10.31921/doxacom.n40a2717
Miguel, L. F. (1999). O jornalismo como sistema perito. Tempo Social, 11(1), 197–208. https://doi.org/10.1590/S0103-20701999000100011
Missika, J.-L., & Wolton, D. (1983). La folle du logis - La télévision dans les sociétés démocratiques. Gallimard.
Møller, L. A., van Dalen, A., & Skovsgaard, M. (2024) A little of that human touch: How regular journalists redefine their expertise in the face of Artificial Intelligence, Journalism Studies, 26(1), 84–100. https://doi.org/10.1080/1461670X.2024.2412212
Murcia Verdú, F. J., Ramos Antón, R., & Calvo Rubio, L. M. (2022). Análisis comparado de la calidad de crónicas deportivas elaboradas por inteligencia artificial y periodistas. Revista Latina de Comunicación Social, 80, 91–111. https://doi.org/10.4185/RLCS-2022-1553
Ní Aodha, G. (2017, 29 de outubro) Wikipedia’s community is 85% male, and founder Jimmy Wales isn’t sure how to fix it. The Journal. https://www.thejournal.ie/wikipedia-founder-gender-imbalance-3668767-Oct2017/
Palacios, M., Barbosa, S., Silva, F. F., & Cunha, R. (2015). Jornalismo móvel e inovações induzidas por affordances em narrativas para aplicativos em tablets e smartphones. In J. Canavilhas & I. Satuf (Eds.), Jornalismo para dispositivos móveis: Produção, distribuição e consumo (pp. 7–43). Editora LabCom.
Park, R. (2008). A notícia como forma de conhecimento: Um capítulo dentro da sociologia do conhecimento. In C. Berger & B. Marocco (Eds.), A era glacial do jornalismo: Teorias sociais da imprensa (Vol. 2; pp. 51–70). Sulina.
Paul, N. (1999). Computer-assisted research. A guide to tapping online information. Bonus Books.
Pissarra Esteves, J. (1998). A ética da comunicação e os media modernos: Legitimidade e poder nas sociedades complexas. Fundação Calouste Gulbenkian.
Porlezza, C., & Schapals, A. K. (2024). AI ethics in journalism (studies): An evolving field between research and practice. Emerging Media, 2(3), 356–370. https://doi.org/10.1177/27523543241288818
Sandoval-Martín, T., & La-Rosa Barroleta, L. (2023). Investigación sobre la calidad de las noticias automatizadas en la producción científica internacional: Metodologías y resultados. Cuadernos.info, (55), 114–136. https://doi.org/10.7764/cdi.55.54705
Santos, R. (2003). Jornalistas e fontes de informação: A sua relação na perspectiva da sociologia do jornalismo. Minerva.
Shumailov, I., Shumaylov, Z., Zhao, Y., Papernot, N., Anderson, R., & Gal, Y. (2024). AI models collapse when trained on recursively generated data. Nature, 631, 755–759. https://doi.org/10.1038/s41586-024-07566-y
Sindicato dos Jornalistas. (2017). Código deontológico. https://jornalistas.eu/codigo-deontologico/
Sternberg, R. J., & Lubart, T. I. (1999). The concept of creativity: Prospects and paradigms. In R. J. Sternberg (Ed.), Handbook of creativity (pp. 3–15). Cambridge University Press.
Thäsler-Kordonouri, S., Thurman, N., Schwertberger, U., & Stalph, F. (2024). Too many numbers and worse word choice: Why readers find data-driven news articles produced with automation harder to understand. Journalism. Publicação online antecipada. https://doi.org/10.1177/14648849241262204
Thurman, N., Dörr, K., & Kunert, J. (2017). When reporters get hands-on with robo-writing: Professionals consider automated journalism’s capabilities and consequences. Digital Journalism, 5(10), 1240–1259. https://doi.org/10.1080/21670811.2017.1289819
Tsamados, A., Aggarwal, N., Cowls, J., Morley, J., Roberts, H., Taddeo, M., & Floridi, L. (2020). The ethics of algorithms: Key problems and solutions. AI & Society, 37, 215–230. https://doi.org/10.2139/ssrn.3662302
van der Kaa, H., & Krahmer, E. (2014). Journalist versus news consumer: The perceived credibility of machine written news. In Proceedings of the Computation + Journalism Conference (pp. 1–4). Columbia University.
van Dijk, J., Poell, T., & de Waal, M. (2018). The platform society: Public values in a connective world. Oxford University Press.
Ventura-Pociño, P. (2021). Algorithms in the newsrooms: Challenges and recommendations for artificial intelligence with the ethical values of journalism. Catalan Press Council.
Wenger, E. (2024). AI produces gibberish when trained on too much AI-generated data. Nature, 631, 742–743. https://doi.org/10.1038/d41586-024-02355-z
Wu, Y. (2019). Is automated journalistic writing less biased? An experimental test of auto-written and human-written news stories. Journalism Practice, 14(8), 1008–1028. https://doi.org/10.1080/17512786.2019.1682940
Zelizer, B. (2019). Why journalism is about more than digital technology. Digital Journalism, 7(3), 343–350. https://doi.org/10.1080/21670811.2019.1571932
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 João Canavilhas

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores são titulares dos direitos de autor, concedendo à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.