Greenwashing — O Perigo de Alegações Falsas Generalizadas e Como os Média Portugueses Representam Essa Prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.45(2024).5034

Palavras-chave:

greenwashing, sustentabilidade, “Race to Zero”, Monitor de Responsabilidade Climática Corporativa

Resumo

As Nações Unidas lançaram a campanha “Race to Zero”, à qual empresas privadas aderiram voluntariamente na busca pela redução das emissões de carbono até 2030. Os resultados desta ação estão presentes no Monitor de Responsabilidade Climática Corporativa, desenvolvido pelo NewClimate Institute e pelo Carbon Market Watch. Ora, o presente estudo visa perceber como é que os maiores jornais portugueses — Expresso e Público — noticiaram os resultados da campanha “Race to Zero” e qual o foco dos média sobre greenwashing nos períodos anterior e posterior à divulgação do Monitor de Responsabilidade Climática Corporativa, em 2022 e 2023. Assim, procuram-se respostas para as perguntas: como é que os dois maiores jornais online de Portugal abordam o greenwashing? E qual a visibilidade dada ao relatório dos resultados da campanha “Race to Zero”? Metodologicamente, o estudo segue duas abordagens: em primeiro lugar, uma revisão de literatura não sistemática sobre o estado da arte do conceito de “greenwashing”; e, em segundo lugar, uma pesquisa empírica de análise de conteúdo qualitativa/quantitativa realizada a partir das publicações online dos dois maiores jornais de Portugal (Expresso e Público) no período de divulgação do Monitor de Responsabilidade Climática Corporativa.

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Biografias Autor

Lauralice Ribeiro, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho, Braga, Portugal

Lauralice de Moura Ribeiro é doutoranda em Ciência da Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, mestre em Comunicação e Jornalismo pela mesma instituição e pós-graduada em Comunicação Organizacional pela Fundação Casper Líbero.

Paula Campos Ribeiro, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho, Braga, Portugal

Paula Campos Ribeiro é doutorada em Ciências da Comunicação na vertente da comunicação organizacional, pela Universidade do Minho. É professora assistente convidada da Universidade de Coimbra e pesquisadora integrada do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade.

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Publicado

12-06-2024

Como Citar

Ribeiro, L., & Ribeiro, P. C. (2024). Greenwashing — O Perigo de Alegações Falsas Generalizadas e Como os Média Portugueses Representam Essa Prática. Comunicação E Sociedade, 45, e024010. https://doi.org/10.17231/comsoc.45(2024).5034