Os Líderes Partidários Portugueses no Twitter: Interações e Estratégias de Hibridização Mediática

Autores

  • Vítor Gonçalves Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Escola de Sociologia e Políticas Públicas, Instituto Universitário de Lisboa, Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0002-0342-4357

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.44(2023).4828

Palavras-chave:

atores políticos, Twitter, interação no Twitter, sistema mediático híbrido

Resumo

Este estudo procura perceber até que ponto os líderes partidários portugueses utilizam as possibilidades de interação acessíveis no Twitter, nomeadamente o retweet, menção a outro utilizador e ligação web para outros endereços, e entender qual é a rede de ligações que é criada — se dentro do próprio partido, se aberta a protagonistas partidários de outras forças políticas ou a cidadãos. Adicionalmente, verificamos como é que, através do Twitter, os atores políticos põem em prática uma estratégia enquadrada no modelo mediático híbrido, estabelecendo ligações para os chamados “meios tradicionais de comunicação”, como jornais, rádio e televisão. Os dados são obtidos a partir de uma recolha de tweets publicados por quatro líderes partidários portugueses, do Partido Socialista, Partido Social Democrata, Bloco de Esquerda e Chega, em períodos específicos de 2021 e 2022, posteriormente sujeitos a análise de conteúdo e trabalhados informaticamente através do programa MAXQDA. A pesquisa revelou que todos os líderes utilizam as possibilidades de interação do Twitter, mas com intensidades diferentes. Verificámos que apostam numa estratégia de comunicação híbrida, fazendo convergir na plataforma do Twitter conteúdos dos média tradicionais. A partir dos dados obtidos foi possível estabelecer uma tipologia de estratégias de comunicação postas em prática pelos líderes partidários no Twitter, bem como identificar e caracterizar as possibilidades que as interações mediáticas, realizadas pelos líderes partidários, podem assumir na arena do Twitter.

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Biografia Autor

Vítor Gonçalves, Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Escola de Sociologia e Políticas Públicas, Instituto Universitário de Lisboa, Lisboa, Portugal

Vítor Gonçalves é doutorando no curso de ciências da comunicação (Instituto Universitário de Lisboa), mestre em ciência política (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, 2002–2004) e licenciado em comunicação social (1988–1992). Tirou um curso de jornalismo, em 1998, na Boston University College of Communication (Estudos Unidos da América) e um curso de jornalismo televisivo, em 1992, no Centro de Formação da RTP. É jornalista na RTP, apresentador do programa Grande Entrevista, e foi diretor-adjunto de informação em 2011–2012 e 2015–2018. Foi correspondente em Washington (2007–2011) e editor de política nacional (2000–2007). Exerceu funções de docência no Instituto Superior de Comunicação Empresarial (2011–2018) e no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (1997–2007 e 2012 até à atualidade). É ainda autor de várias publicações.

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Publicado

25-10-2023

Como Citar

Gonçalves, V. (2023). Os Líderes Partidários Portugueses no Twitter: Interações e Estratégias de Hibridização Mediática. Comunicação E Sociedade, 44, e023018. https://doi.org/10.17231/comsoc.44(2023).4828