A Hipertelevisão no Cenário Mediático Brasileiro: Uma Análise das Estratégias Adotadas Pela Plataforma de Streaming Globoplay

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.45(2024).4812

Palavras-chave:

televisão brasileira, Globoplay, streaming, TV Globo

Resumo

Este artigo visa examinar como a televisão brasileira tem respondido às tendências tecnológicas no contexto da convergência mediática, com foco específico na plataforma de streaming do Grupo Globo, o maior conglomerado de média da América Latina, conhecida como Globoplay. O argumento central deste artigo gira em torno das várias formas de engajamento empregues pela organização enquanto procura adaptar-se ao cenário de constante mudança dos média. Utilizando o método de estudo de caso (Yin, 2015), esta pesquisa correlaciona o quadro teórico com três pontos centrais destinados a discutir as noções de engajamento na era da convergência dos média como base para as relações da televisão com os seus anunciantes, a criação de produtos e projetos audiovisuais e, sobretudo, a sua relação com a audiência. A análise destaca o uso de técnicas como inteligência artificial e aprendizagem automática, que ajudam a plataforma a remodelar as suas estratégias e processos de tomada de decisão. À luz dos resultados e discussão subsequentes, pode-se inferir que o objetivo principal dessas iniciativas consiste em adaptar-se ao contexto hipertelevisivo e ampliar o modo como o Grupo Globo se relaciona tanto com o seu público como com os seus anunciantes.

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Biografia Autor

Valdemir Santos Neto, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem, Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, Brasil

Valdemir Soares dos Santos Neto é estudante de doutoramento pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina e possui mestrado pelo mesmo programa. É bolseiro pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, uma entidade governamental brasileira de apoio à pesquisa. Também possui especialização em Comunicação, Marcas e Consumo pela Universidade Anhembi Morumbi. É membro do grupo de pesquisa Memória, Afetos e Redes Convergentes. As suas pesquisas abordam os seguintes temas: televisão, memória, nostalgia e cultura da convergência. Atualmente é investigador visitante no Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve.

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Publicado

23-04-2024

Como Citar

Santos Neto, V. (2024). A Hipertelevisão no Cenário Mediático Brasileiro: Uma Análise das Estratégias Adotadas Pela Plataforma de Streaming Globoplay . Comunicação E Sociedade, 45, e024006. https://doi.org/10.17231/comsoc.45(2024).4812