Chamada de trabalhos | Vol. 47 | Comunicação e Inteligência Artificial | De 25 de novembro de 2024 a 15 de janeiro de 2025

27-11-2024

(también en Español abajo)

Editores temáticos: Alberto Sá (CECS, Universidade do Minho, Portugal) e Luis Miguel Pedrero (Universidad Francisco de Vitoria, Espanha)

A inteligência artificial é hoje um dos principais desafios do ponto de vista tecnológico. Com expressivos benefícios na execução de inúmeras tarefas e no processamento de informação, a automação das atividades a que pode ser aplicada tem sido reconhecida como uma forma de melhorar a produtividade, reduzir o erro humano, economicar recursos e aumentar a eficiência operacional. Na indústria, como na saúde, a inteligência artificial tem sido encarada com otimismo e como uma promessa de inovação a que não é indiferente o campo da comunicação.

Não obstante o entusiasmo e a surpresa com as novas possibilidades proporcionadas pela criação de sistemas capazes de simular o pensamento humano, a inteligência artificial tem inspirado reflexões críticas, sobretudo do foro ético. O extenso impacto de "aplicações inteligentes" nos processos comunicacionais sugere uma problematização aprofundada dos efeitos das tecnologias de linguagem natural, da algoritmização, do processamento de dados e da geração de conteúdo automatizado na produção jornalística, publicitária e criativa. Os direitos autorais, a credibilidade e qualidade da informação, a privacidade e a segurança dos cidadãos são questões que exigem uma adesão consciente e responsável a mecanismos de inteligência artificial.

Ao mesmo tempo que desafiam as práticas profissionais, os sistemas de automação estão a desencadear uma necessária redefinição do papel humano na produção de informação. Abrindo o debate à grande amplitude de temas em que se pode cruzar o campo da comunicação com a inteligência artificial, este volume da Comunicação e Sociedade convida à apresentação de manuscritos que foquem especialmente nos seguintes tópicos:

  • Meios de comunicação social e geração automática de conteúdos;
  • Rotinas jornalísticas e qualidade da informação;
  • Algoritmos e personalização: impactos no consumo dos média e formação de opinião;
  • Implicações éticas das tecnologias de inteligência artificial (direitos autorais, privacidade e segurança) e regulação;
  • Análise crítica de deepfakes, bots e automação no espaço digital;
  • Inteligência artificial generativa e criatividade nas práticas de comunicação (no jornalismo, na publicidade, na comunicação estratégica e na produção audiovisual);
  • Experiências imersivas e evolução da interação humano-máquina na comunicação.

Período de submissão de propostas (textos integrais): de 25 de novembro de 2024 a 15 de janeiro de 2025
Período de publicação: edição contínua (janeiro a junho de 2025)

LÍNGUA

Os artigos podem ser submetidos em inglês ou português. Os artigos selecionados para publicação serão traduzidos para português ou inglês, respetivamente, devendo ser publicados integralmente nos dois idiomas.

EDIÇÃO E SUBMISSÃO

Comunicação e Sociedade é uma revista académica de acesso livre, funcionando de acordo com os exigentes padrões do sistema de revisão de pares e operando num processo de dupla revisão cega. Cada trabalho submetido será distribuído a um mínimo de dois revisores previamente convidados a avaliá-lo, de acordo com a qualidade académica, originalidade e relevância para os objetivos e âmbito da temática.

Os originais deverão ser submetidos através do website da revista. Se está a aceder à Comunicação e Sociedade pela primeira vez, deve registar-se para poder submeter o seu artigo (indicações para se registar aqui).

O guia para os autores pode ser consultado aqui.

Para mais informações, contactar: comunicacaoesociedade[at]ics.uminho.pt

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Llamada de trabajos | Vol. 47 | Comunicación e Inteligencia Artificial | Del 25 de noviembre de 2024 al 15 de enero de 2025

Editores temáticos: Alberto Sá (CECS, Universidade do Minho, Portugal) y Luis Miguel Pedrero (Universidad Francisco de Vitoria, España)

La inteligencia artificial se erige como uno de los principales retos tecnológicos de nuestro tiempo. Con sus prometedores beneficios para realizar numerosas tareas y el procesamiento de grandes cantidades de información, la automatización que brinda la inteligencia artificial se percibe como un medio para mejorar la productividad, minimizar los errores humanos, conservar los recursos y aumentar la eficiencia operativa. En sectores como la industria y la sanidad, la inteligencia artificial se contempla con optimismo, pues representa una promesa de innovación que no ha pasado desapercibida en el campo de la comunicación.

Pese al entusiasmo y asombro ante las nuevas posibilidades que ofrecen los sistemas capaces de simular el pensamiento humano, la inteligencia artificial también ha suscitado una reflexión crítica, sobre todo en el ámbito ético. El amplio impacto de las «aplicaciones inteligentes» en los procesos de comunicación hace necesario un examen exhaustivo de las implicaciones de las tecnologías del lenguaje natural, la algoritmización, el tratamiento de datos y la generación automatizada de contenidos en el periodismo, la publicidad y la producción creativa. Cuestiones como los derechos de autor, la credibilidad y calidad de la información, la privacidad y la seguridad ciudadana, exigen un planteamiento consciente y responsable de la adopción de mecanismos de inteligencia artificial.

Al tiempo que desafían las prácticas profesionales, los sistemas de automatización también están impulsando una redefinición esencial del papel humano en la producción de información. Para fomentar el diálogo sobre las diversas intersecciones entre la comunicación y la Inteligencia Artificial, este volumen de Comunicação e Sociedade acoge manuscritos centrados en los siguientes temas:

  • Medios de comunicación y generación automatizada de contenidos;
  • Rutinas periodísticas y calidad de la información;
  • Algoritmos y personalización: impacto en el consumo de medios y la formación de opinión;
  • Implicaciones éticas de las tecnologías de inteligencia artificial (derechos de autor, privacidad, seguridad) y regulación;
  • Análisis crítico de deepfakes, bots y automatización en el espacio digital;
  • Inteligencia artificial generativa y creatividad en las prácticas de comunicación (en periodismo, publicidad, comunicación estratégica y producción audiovisual);
  • Experiencias inmersivas y evolución de la interacción hombre-máquina en la comunicación.

Envío de propuestas (textos completos): del 25 de noviembre de 2024 al 15 de enero de 2025

Periodo de publicación: edición continua (de enero a junio de 2025)

IDIOMA

Los trabajos pueden presentarse en inglés o portugués. Los artículos seleccionados para su publicación serán traducidos al portugués o al inglés, respectivamente, siendo publicados en ambos idiomas. 

EDICIÓN Y ENVÍO

Comunicação e Sociedade es una revista académica de acceso abierto, que opera de acuerdo con las exigentes normas del sistema de revisión por pares y funciona con un proceso de revisión por pares de doble ciego. Tras el envío, cada trabajo será distribuido a dos revisores, previamente invitados a evaluarlo según su calidad académica, originalidad y relevancia para los objetivos y alcance del tema.

Los originales deben enviarse a través del sitio web de la revista. Cuando acceda a Comunicação e Sociedade por primera vez, deberá registrarse antes de enviar su artículo (instrucciones para registrarse aquí).

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Para más información, póngase en contacto con: comunicacaoesociedade@ics.uminho.pt