Qualidade Jornalística e Estabilidade Democrática em Tempos de Crise: Reflexões Empíricas de Jornais Espanhóis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.45(2024).4754

Palavras-chave:

qualidade jornalística, cidadania, democracia, jornais espanhóis pós-democracia

Resumo

No contexto social e político em que vivemos, com um incremento de atores sociais neopopulistas e um cenário de instabilidade democrática, é fundamental entender a qualidade do jornalismo na pós-democracia. A situação de infodemia, que vivemos durante a pandemia da COVID-19, ressaltou os aspetos negativos do uso das redes sociais como ferramenta de informação que ajuda a desenvolver as competências básicas para exercer uma cidadania ativa na democracia liberal. Nestas circunstâncias, é fundamental analisar o papel do jornalismo de referência no combate à desinformação e a sua importância no fomento do pensamento crítico da cidadania, para, desse modo, inserir na agenda pública temas de interesse público.
O objetivo principal desta investigação é analisar a qualidade do conteúdo produzido por jornais espanhóis de referência e disponibilizado aos cidadãos por meio das redes sociais. Para isso, utilizamos como metodologia os paradigmas qualitativo e quantitativo, centrados no quadro epistemológico em que estão circunscritos, para realizar uma análise ao conteúdo, a sua tendência e viés político relativamente aos boatos sobre o coronavírus publicados pelos jornais de referência no cenário nacional e regional nos seus perfis do Facebook.
Os resultados desta investigação revelam uma baixa interação da audiência com as publicações e abrem novas discussões sobre o tipo de matérias que atraem a atenção do público e que, ao mesmo tempo, podem cumprir com a formação e o fomento do pensamento crítico da cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Silvia Felizardo dos Santos, Facultad de Filosofía y Letras, Universidad de Alcalá, Alcalá de Henares, Espanha

Silvia Felizardo dos Santos é jornalista há mais de 20 anos e doutoranda desde 2019. O seu interesse na pesquisa académica centra-se no papel do jornalismo de qualidade na formação do pensamento crítico e no fomento da consolidação do Estado democrático.

Rut Martínez Borda, Facultad de Filosofía y Letras, Universidad de Alcalá, Alcalá de Henares, Espanha

Rut Martínez Borda é professora de Comunicação Audiovisual e vice-decana de Comunicação da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Alcalá. A sua linha de investigação principal aborda os videojogos como elementos presentes na cultura popular da infância e juventude, com um modelo orientado para o poder desse jogo no desenvolvimento de novas formas de pensamento, expressão e comunicação, utilizando códigos multimodais em múltiplos ambientes. Também se interessa pelas crenças e práticas que a sociedade gera diante desses recursos tecnológicos.

Referências

Alberola, M. (2018, 9 de abril). La corrupción erosiona la confianza de los ciudadanos en las instituciones. El País. https://elpais.com/politica/2018/04/09/actualidad/1523275253_036368.html

Amoedo, A., Moreno, E., Negredo, S., Kaufmann-Argueta, J., & Vara-Miguel, A. (2023). Digital News report España 2023. Servicio de Publicaciones de la Universidad de Navarra. https://doi.org/10.15581/019.2023

Arellano, E. O. (2013). Epistemología de la investigación cuantitativa y cualitativa: Paradigmas y objetivos. Revista de Claseshistoria, (12), 1–20.

Arendt, H. (1989). As origens do totalitarismo (R. Raposo, Trad.). Companhia das Letras. (Trabalho original publicado em 1951)

Arendt, H. (1967, 25 de fevereiro). Truth and politics. The New Yorker. https://www.newyorker.com/magazine/1967/02/25/truth-and-politics

Arendt, H. (2003). Responsabilidade e julgamento - Escritos morais e éticos (R. Eichenberg, Trad.). Caminho das Letras.

Arendt, H. (2008). Compreender - Formação, exílio e totalitarismo (D. Bottmann, Trad.). Companhia das Letras. (Trabalho original publicado em 2005)

Ballestrin, L. M. (2017, 23–27 de outubro). Rumo à teoria pós-democrática [Apresentação de comunicação]. 41º Encontro Anual da ANPOCS, Minas Gerais, Brasil.

Barroso Fernández, Ó. (2020, 6 de julho). El totalitarismo como amenaza de la democracia. Público. https://blogs.publico.es/otrasmiradas/34079/el-totalitarismo-como-amenaza-de-la-democracia/

Bartlett, J. (2018). The people Vs tech: How the internet is killing democracy (and how we save it). Ebury Press.

Bengoa, B. Z., Urrutia, S., Camacho-Markina, I., & González, J. M. (2020). Clics y comentarios como expresiones del dilema de intereses de los usuarios ante las noticias: El caso del agregador de noticias de lengua hispana Menéame. Revista Latina de Comunicación Social, (75), 327–339. https://doi.org/10.4185/RLCS-2020-1429

Bennett, W. L., & Livingston, S. (2018). The disinformation order: Disruptive communication and the decline of democratic institutions. European Journal of Communication, 33(2), 122–139. https://doi.org/10.1177/0267323118760317

Blanco, P. R. (2020, 22 de março). ¿A quién beneficia la avalancha de bulos sobre el coronavirus? El País. https://elpais.com/elpais/2020/03/21/hechos/1584803141_948265.html

Carlson, M. (2017). Journalistic authority: Legitimating news in the digital era. Columbia University Press.

Casero-Ripollés, A. (2020). Impact of Covid-19 on the media system. Communicative and democratic consequences of news consumption during the outbreak. El Profesional de la Información, 29(2), e290223. https://doi.org/10.3145/epi.2020.mar.23

Costa-Sánchez, C., & López-García, X. (2020). Comunicación y crisis del coronavirus en España. Primeras lecciones. El Profesional de la Información, 29(3), e290304. https://doi.org/10.3145/epi.2020.may.04

Dahl, R. (2006). On political equality. Yale University Press.

The Economist Intelligence Unit. (2019). Democracy index 2019 - A year of democratic setbacks and popular protest. The Economist. https://www.in.gr/wp-content/uploads/2020/01/Democracy-Index-2019.pdf

Feenstra, R. A., Tormey, S., & Keane, A. C.-R. (2016). La reconfiguración de la democracia: El laboratorio político español. Comares.

Fontecoba, N., Fernández-Souto, A. B., & Puentes-Rivera, I. (2020). Los programas de infoentretenimiento como sustituto de los debates electorales: El caso de Miguel Ángel Revilla. Revista Latina de Comunicación Social, (76), 59–80. https://doi.org/10.4185/RLCS-2020-1437

García, V. (2020, 20 de março). Facebook pasa a la acción: Enviará alertas de bulos “dañinos” sobre el Covid-19. El Confidencial. https://www.elconfidencial.com/tecnologia/2020-04-16/facebook-alertas-bulos-salud-coronavirus-covid-19_2551984/

González-Fernández-Villavicencio, N. (2014). Métricas de la web social para bibliotecas. El Profesional de la Información.

Habermas, J. (2006). Political communication in media society: Does democracy still enjoy an epistemic dimension? The impact of normative theory on empirical research. Communication Theory, 16(4), 411–426. https://doi.org/10.1111/j.1468-2885.2006.00280.x

Kleis-Nielsen, R., Fletcher, R., Newman, N., & Howard, P. N. (2020). Navigating the ‘infodemic’: How people in six countries access and rate news and information about coronavirus. Reuters Institute for the Study of Journalism. https://doi.org/10.60625/risj-b838-pw85

Kovach, B., & Rosenstiel, T. (2007). The elements of journalism: What newspeople should know and the public should expect. Three Rivers Press.

Lacy, S., & Rosenstiel, T. (2015). Defining and measuring quality journalism. Rutgers.

Lapuente, V., Fernández-Albertos, J., Ahumada, M., Alonso, A. G., Llobet, G., Parrado, S., Villoria, M., & Gortázar, L. (2018). La calidad de las instituciones en España. Círculo de Empresarios.

Lázaro-Rodríguez, P., & Herrera-Viedma, E. (2020). Noticias sobre Covid-19 y 2019-nCoV en medios de comunicación de España: el papel de los medios digitales en tiempos de confinamiento. El Profesional de la Información, 29(3), e290302. https://doi.org/10.3145/epi.2020.may.02

Loader, B., & Mercea, D. (2012). Social media and democracy: Innovations in participatory politics. Routledge.

McQuail, D. (2012). Atuação da mídia: Comunicação de massa e interesse público (K. Reis, Trad.). Penso. (Trabalho original publicado em 2011)

McQuail, D. (2013). Journalism and society. SAGE.

Negredo, S. (2020). Los españoles conectados se informaron por igual en medios y redes sociales sobre coronavirus y Covid-19. In S. Negredo-Bruna, A. Amoedo-Casais, A. Vara-Miguel, E. Moreno-Moreno, & J. Kaufmann-Argueta (Eds.), Digital News report España 2020 (pp. 42–59). Servicio de Publicaciones de la Universidad de Navarra.

Newman, N., Fletcher, R., Kalogeropoulos, A., & Nielsen, R. K. (2019). Reuters Institute digital news report 2019. Reuters Institute; University of Oxford. https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/sites/default/files/2019-06/DNR_2019_FINAL_0.pdf

Palomo, M. B., & Sedano, J. A. (2018). WhatsApp como herramienta de verificación de fake news. El caso de B de Bulo. Revista Latina de Comunicación Social, (73), 1384–1397. https://doi.org/10.4185/RLCS-2018-1312

Pariser, E. (2011). The filter bubble: What the internet is hiding from you. Penguin Books.

Pérez-Dasilva, J.-Á., Meso-Ayerdi, K., & Mendiguren-Galdospín, T. (2020). Fake news y coronavirus: Detección de los principales actores y tendencias a través del análisis de las conversaciones en Twitter. El Profesional de la Información, 29(3), e290308. https://doi.org/10.3145/epi.2020.may.08

Picard, R. G. (2004). Commercialism and newspaper quality. Newspaper Research Journal, 25(1), 54–65. https://doi.org/10.1177/073953290402500105

Przeworski, A. (2019). Crises of democracy. Cambridge University Press.

Romero-Rodríguez, L. M., de-Casas-Moreno, P., & Torres-Toukoumidis, Á. (2016). Dimensiones e indicadores de la calidad informativa en los medios digitales. Comunicar, XXIV(49), 91–100. https://doi.org/10.3916/C49-2016-09

Santos, É., & Guazina, L. (2019). Problemas de qualidade na cobertura jornalística do impeachment de Dilma Rousseff: Uma análise de seis jornais brasileiros. Brazilian Journalism Research, 16(2), 342–367. https://doi.org/10.25200/BJR.v16n2.2020.1265

Schulz, W. (2000). Preconditions of journalistic quality in an open society. Hungarian Europe Society. https://europatarsasag.hu/en/blog/preconditions-journalistic-quality-open-society

Shapiro, I., Albanese, P., & Doyle, L. (2006). What makes journalism “excellent”? Criteria identified by judges in two leading awards programs. Canadian Journal of Communication, 31, 425–445. https://doi.org/10.22230/CJC.2006V31N2A1743

Van Aelst, P., Strömbäck, J., Aalberg, T., Esser, F., Vreese, C. d., Matthes, J., Hopmann, D., Salgado, S., Hubé, N., Stępińska, A., Papathanassopoulos, S., Berganza, S., Legnante, G., Reinemann, C., Sheafer, T., & Stanyer, J. (2017). Political communication in a high-choice media environment: A challenge for democracy? Annals of the International Communication Association, 41, 3–27. https://doi.org/10.1080/23808985.2017.1288551

Vehkoo, J. (2010). What is quality journalism and how it can be saved. Reuters Institute for the Study of Journalism.

Waisbord, S. (2018). Truth is what happens to news: On journalism, fake news, and post-truth. Journalism Studies, 19(13), 1866–1878. https://doi.org/10.1080/1461670X.2018.1492881

Wood, M. J. (2018). Propagating and debunking conspiracy theories on Twitter during the 2015-2016 zika virus outbreak. Cyberpsychology, Behavior, and Social Networking, 21(8), 485–490. https://doi.org/10.1089/cyber.2017.0669

World Health Organization. (2022). Novel coronavirus(2019-nCoV): Situation report – 13. https://iris.who.int/bitstream/handle/10665/330778/nCoVsitrep02Feb2020-eng.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Zúñiga, H. G., Weeks, B., & Ardèvol-Abreu, A. (2017). Effects of the news-finds-me perception in communication: Social media use implications for news seeking and learning about politics. Journal of Computer-Mediated Communication, 22(3), 105–123. https://doi.org/10.1111/jcc4.12185

Publicado

18-03-2024

Como Citar

Felizardo dos Santos, S., & Martínez Borda, R. (2024). Qualidade Jornalística e Estabilidade Democrática em Tempos de Crise: Reflexões Empíricas de Jornais Espanhóis. Comunicação E Sociedade, 45, e024003. https://doi.org/10.17231/comsoc.45(2024).4754