Qualidade Jornalística e Estabilidade Democrática em Tempos de Crise: Reflexões Empíricas de Jornais Espanhóis
DOI:
https://doi.org/10.17231/comsoc.45(2024).4754Palavras-chave:
qualidade jornalística, cidadania, democracia, jornais espanhóis pós-democraciaResumo
No contexto social e político em que vivemos, com um incremento de atores sociais neopopulistas e um cenário de instabilidade democrática, é fundamental entender a qualidade do jornalismo na pós-democracia. A situação de infodemia, que vivemos durante a pandemia da COVID-19, ressaltou os aspetos negativos do uso das redes sociais como ferramenta de informação que ajuda a desenvolver as competências básicas para exercer uma cidadania ativa na democracia liberal. Nestas circunstâncias, é fundamental analisar o papel do jornalismo de referência no combate à desinformação e a sua importância no fomento do pensamento crítico da cidadania, para, desse modo, inserir na agenda pública temas de interesse público.
O objetivo principal desta investigação é analisar a qualidade do conteúdo produzido por jornais espanhóis de referência e disponibilizado aos cidadãos por meio das redes sociais. Para isso, utilizamos como metodologia os paradigmas qualitativo e quantitativo, centrados no quadro epistemológico em que estão circunscritos, para realizar uma análise ao conteúdo, a sua tendência e viés político relativamente aos boatos sobre o coronavírus publicados pelos jornais de referência no cenário nacional e regional nos seus perfis do Facebook.
Os resultados desta investigação revelam uma baixa interação da audiência com as publicações e abrem novas discussões sobre o tipo de matérias que atraem a atenção do público e que, ao mesmo tempo, podem cumprir com a formação e o fomento do pensamento crítico da cidadania.
Downloads
Referências
Alberola, M. (2018, 9 de abril). La corrupción erosiona la confianza de los ciudadanos en las instituciones. El País. https://elpais.com/politica/2018/04/09/actualidad/1523275253_036368.html
Amoedo, A., Moreno, E., Negredo, S., Kaufmann-Argueta, J., & Vara-Miguel, A. (2023). Digital News report España 2023. Servicio de Publicaciones de la Universidad de Navarra. https://doi.org/10.15581/019.2023
Arellano, E. O. (2013). Epistemología de la investigación cuantitativa y cualitativa: Paradigmas y objetivos. Revista de Claseshistoria, (12), 1–20.
Arendt, H. (1989). As origens do totalitarismo (R. Raposo, Trad.). Companhia das Letras. (Trabalho original publicado em 1951)
Arendt, H. (1967, 25 de fevereiro). Truth and politics. The New Yorker. https://www.newyorker.com/magazine/1967/02/25/truth-and-politics
Arendt, H. (2003). Responsabilidade e julgamento - Escritos morais e éticos (R. Eichenberg, Trad.). Caminho das Letras.
Arendt, H. (2008). Compreender - Formação, exílio e totalitarismo (D. Bottmann, Trad.). Companhia das Letras. (Trabalho original publicado em 2005)
Ballestrin, L. M. (2017, 23–27 de outubro). Rumo à teoria pós-democrática [Apresentação de comunicação]. 41º Encontro Anual da ANPOCS, Minas Gerais, Brasil.
Barroso Fernández, Ó. (2020, 6 de julho). El totalitarismo como amenaza de la democracia. Público. https://blogs.publico.es/otrasmiradas/34079/el-totalitarismo-como-amenaza-de-la-democracia/
Bartlett, J. (2018). The people Vs tech: How the internet is killing democracy (and how we save it). Ebury Press.
Bengoa, B. Z., Urrutia, S., Camacho-Markina, I., & González, J. M. (2020). Clics y comentarios como expresiones del dilema de intereses de los usuarios ante las noticias: El caso del agregador de noticias de lengua hispana Menéame. Revista Latina de Comunicación Social, (75), 327–339. https://doi.org/10.4185/RLCS-2020-1429
Bennett, W. L., & Livingston, S. (2018). The disinformation order: Disruptive communication and the decline of democratic institutions. European Journal of Communication, 33(2), 122–139. https://doi.org/10.1177/0267323118760317
Blanco, P. R. (2020, 22 de março). ¿A quién beneficia la avalancha de bulos sobre el coronavirus? El País. https://elpais.com/elpais/2020/03/21/hechos/1584803141_948265.html
Carlson, M. (2017). Journalistic authority: Legitimating news in the digital era. Columbia University Press.
Casero-Ripollés, A. (2020). Impact of Covid-19 on the media system. Communicative and democratic consequences of news consumption during the outbreak. El Profesional de la Información, 29(2), e290223. https://doi.org/10.3145/epi.2020.mar.23
Costa-Sánchez, C., & López-García, X. (2020). Comunicación y crisis del coronavirus en España. Primeras lecciones. El Profesional de la Información, 29(3), e290304. https://doi.org/10.3145/epi.2020.may.04
Dahl, R. (2006). On political equality. Yale University Press.
The Economist Intelligence Unit. (2019). Democracy index 2019 - A year of democratic setbacks and popular protest. The Economist. https://www.in.gr/wp-content/uploads/2020/01/Democracy-Index-2019.pdf
Feenstra, R. A., Tormey, S., & Keane, A. C.-R. (2016). La reconfiguración de la democracia: El laboratorio político español. Comares.
Fontecoba, N., Fernández-Souto, A. B., & Puentes-Rivera, I. (2020). Los programas de infoentretenimiento como sustituto de los debates electorales: El caso de Miguel Ángel Revilla. Revista Latina de Comunicación Social, (76), 59–80. https://doi.org/10.4185/RLCS-2020-1437
García, V. (2020, 20 de março). Facebook pasa a la acción: Enviará alertas de bulos “dañinos” sobre el Covid-19. El Confidencial. https://www.elconfidencial.com/tecnologia/2020-04-16/facebook-alertas-bulos-salud-coronavirus-covid-19_2551984/
González-Fernández-Villavicencio, N. (2014). Métricas de la web social para bibliotecas. El Profesional de la Información.
Habermas, J. (2006). Political communication in media society: Does democracy still enjoy an epistemic dimension? The impact of normative theory on empirical research. Communication Theory, 16(4), 411–426. https://doi.org/10.1111/j.1468-2885.2006.00280.x
Kleis-Nielsen, R., Fletcher, R., Newman, N., & Howard, P. N. (2020). Navigating the ‘infodemic’: How people in six countries access and rate news and information about coronavirus. Reuters Institute for the Study of Journalism. https://doi.org/10.60625/risj-b838-pw85
Kovach, B., & Rosenstiel, T. (2007). The elements of journalism: What newspeople should know and the public should expect. Three Rivers Press.
Lacy, S., & Rosenstiel, T. (2015). Defining and measuring quality journalism. Rutgers.
Lapuente, V., Fernández-Albertos, J., Ahumada, M., Alonso, A. G., Llobet, G., Parrado, S., Villoria, M., & Gortázar, L. (2018). La calidad de las instituciones en España. Círculo de Empresarios.
Lázaro-Rodríguez, P., & Herrera-Viedma, E. (2020). Noticias sobre Covid-19 y 2019-nCoV en medios de comunicación de España: el papel de los medios digitales en tiempos de confinamiento. El Profesional de la Información, 29(3), e290302. https://doi.org/10.3145/epi.2020.may.02
Loader, B., & Mercea, D. (2012). Social media and democracy: Innovations in participatory politics. Routledge.
McQuail, D. (2012). Atuação da mídia: Comunicação de massa e interesse público (K. Reis, Trad.). Penso. (Trabalho original publicado em 2011)
McQuail, D. (2013). Journalism and society. SAGE.
Negredo, S. (2020). Los españoles conectados se informaron por igual en medios y redes sociales sobre coronavirus y Covid-19. In S. Negredo-Bruna, A. Amoedo-Casais, A. Vara-Miguel, E. Moreno-Moreno, & J. Kaufmann-Argueta (Eds.), Digital News report España 2020 (pp. 42–59). Servicio de Publicaciones de la Universidad de Navarra.
Newman, N., Fletcher, R., Kalogeropoulos, A., & Nielsen, R. K. (2019). Reuters Institute digital news report 2019. Reuters Institute; University of Oxford. https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/sites/default/files/2019-06/DNR_2019_FINAL_0.pdf
Palomo, M. B., & Sedano, J. A. (2018). WhatsApp como herramienta de verificación de fake news. El caso de B de Bulo. Revista Latina de Comunicación Social, (73), 1384–1397. https://doi.org/10.4185/RLCS-2018-1312
Pariser, E. (2011). The filter bubble: What the internet is hiding from you. Penguin Books.
Pérez-Dasilva, J.-Á., Meso-Ayerdi, K., & Mendiguren-Galdospín, T. (2020). Fake news y coronavirus: Detección de los principales actores y tendencias a través del análisis de las conversaciones en Twitter. El Profesional de la Información, 29(3), e290308. https://doi.org/10.3145/epi.2020.may.08
Picard, R. G. (2004). Commercialism and newspaper quality. Newspaper Research Journal, 25(1), 54–65. https://doi.org/10.1177/073953290402500105
Przeworski, A. (2019). Crises of democracy. Cambridge University Press.
Romero-Rodríguez, L. M., de-Casas-Moreno, P., & Torres-Toukoumidis, Á. (2016). Dimensiones e indicadores de la calidad informativa en los medios digitales. Comunicar, XXIV(49), 91–100. https://doi.org/10.3916/C49-2016-09
Santos, É., & Guazina, L. (2019). Problemas de qualidade na cobertura jornalística do impeachment de Dilma Rousseff: Uma análise de seis jornais brasileiros. Brazilian Journalism Research, 16(2), 342–367. https://doi.org/10.25200/BJR.v16n2.2020.1265
Schulz, W. (2000). Preconditions of journalistic quality in an open society. Hungarian Europe Society. https://europatarsasag.hu/en/blog/preconditions-journalistic-quality-open-society
Shapiro, I., Albanese, P., & Doyle, L. (2006). What makes journalism “excellent”? Criteria identified by judges in two leading awards programs. Canadian Journal of Communication, 31, 425–445. https://doi.org/10.22230/CJC.2006V31N2A1743
Van Aelst, P., Strömbäck, J., Aalberg, T., Esser, F., Vreese, C. d., Matthes, J., Hopmann, D., Salgado, S., Hubé, N., Stępińska, A., Papathanassopoulos, S., Berganza, S., Legnante, G., Reinemann, C., Sheafer, T., & Stanyer, J. (2017). Political communication in a high-choice media environment: A challenge for democracy? Annals of the International Communication Association, 41, 3–27. https://doi.org/10.1080/23808985.2017.1288551
Vehkoo, J. (2010). What is quality journalism and how it can be saved. Reuters Institute for the Study of Journalism.
Waisbord, S. (2018). Truth is what happens to news: On journalism, fake news, and post-truth. Journalism Studies, 19(13), 1866–1878. https://doi.org/10.1080/1461670X.2018.1492881
Wood, M. J. (2018). Propagating and debunking conspiracy theories on Twitter during the 2015-2016 zika virus outbreak. Cyberpsychology, Behavior, and Social Networking, 21(8), 485–490. https://doi.org/10.1089/cyber.2017.0669
World Health Organization. (2022). Novel coronavirus(2019-nCoV): Situation report – 13. https://iris.who.int/bitstream/handle/10665/330778/nCoVsitrep02Feb2020-eng.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Zúñiga, H. G., Weeks, B., & Ardèvol-Abreu, A. (2017). Effects of the news-finds-me perception in communication: Social media use implications for news seeking and learning about politics. Journal of Computer-Mediated Communication, 22(3), 105–123. https://doi.org/10.1111/jcc4.12185
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Silvia Felizardo dos Santos, Rut Martínez Borda
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores são titulares dos direitos de autor, concedendo à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.