O que pedem as palavras?
DOI:
https://doi.org/10.17231/comsoc.12(2007).1104Palavras-chave:
Imagem, palavra, logocentrismo, idolatria, signo, metáfora, índiceResumo
«O que pedem as palavras» reflecte sobre a relação entre imagens e palavras, não sob o ponto de vista do seu antagonismo, mas no modo como ambas se requerem e iluminam mutuamente. Até à invenção dos mass media, o Ocidente viveu imerso numa cultura logocêntrica, por via tanto da tradição grega como da judaico-cristã. Esse logocentrismo erigiu-se em torno da cisão aparência/realidade, ilusório/verdadeiro, patente no pensamento ocidental de Parménides a Heidegger, e que só o pragmatismo, em finais do século XIX, tentaria dissolver. A reconciliação que aqui se explora abordará sobretudo dois aspectos: que imagens sem palavras são mudas, e que a palavra – por via da metáfora e do índice – não dispensa a imagem que a ilumine.Downloads
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Publicado
2007-12-19
Como Citar
Gradim, A. (2007). O que pedem as palavras?. Comunicação E Sociedade, 12, 189–200. https://doi.org/10.17231/comsoc.12(2007).1104
Edição
Secção
Na era da imagem, a palavra, sempre
Licença
Direitos de Autor (c) 2012 Comunicação e Sociedade

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