Imagens de América Latina no figurino e corpo da baiana de Carmen Miranda: memória social e identidade

Autores

  • Mara Rúbia Sant’Anna Universidade do Estado de Santa Catarina (BR)
  • Káritha Bernardo Macedo Universidade do Estado de Santa Catarina (BR)

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.24(2013).1782

Palavras-chave:

Carmen Miranda, figurino da “Baiana”, identidade, memória social

Resumo

Estudo sobre os figurinos usados por Carmen Miranda durante no filme hollywoodiano realizado em 1941, “Aconteceu em Havana” (Week-End in Havana, 20th Century Fox), em que se analisa os elementos constitutivos e se discute como esses são apropriados na atualidade pelo discurso de moda, reforçando ou perpetuando, de alguma forma, a discursividade construída pela performance de Carmen há muitas décadas atrás sobre o Brasil e a América Latina. 

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Publicado

30-12-2013

Como Citar

Sant’Anna, M. R., & Macedo, K. B. (2013). Imagens de América Latina no figurino e corpo da baiana de Carmen Miranda: memória social e identidade. Comunicação E Sociedade, 24, 161–185. https://doi.org/10.17231/comsoc.24(2013).1782

Edição

Secção

Corpos, Identidade, Moda, Sustentabilidade e Mercado