Linguagem e sentidos da subjetividade humana em narrativas da cultura urbana: uma análise aos autocolantes usados nos carros

Autores

  • Felipe Gustsack Universidade de Santa Cruz do Sul, Brasil
  • Sandra Maria de Castro Rocha Universidade de Santa Cruz do Sul, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.28(2015).2275

Palavras-chave:

Linguagem, cultura urbana, narrativa, família

Resumo

Neste texto problematizamos a prática cultural do ato do próprio sujeito se narrar no contexto urbano, partindo de conceções sobre a linguagem, as tecnologias urbanas e as narrativas realizadas nas interações da vida quotidiana. Apresentamos uma análise das observações recolhidas numa investigação realizada na cidade de Santa Maria – RS – BR, envolvendo recolha e análise de imagens e conversas com condutores de veículos e leitores dos autocolantes de carros, popularmente conhecidos como ‘stickers da família feliz’. Entre outras conclusões, verificamos que os autocolantes da “família feliz”, colocados estrategicamente nos para-choques dos carros, instigam vários processos de significação elucidativos de formas individuais e coletivas de narrativa auto e hétero identitária, em contexto urbano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Felipe Gustsack, Universidade de Santa Cruz do Sul, Brasil

Graduado em Letras Português Inglês e Literaturas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). É professor do PPGEdu - Mestrado em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul - RS, vinculado ao Departamento de Educação.

Sandra Maria de Castro Rocha, Universidade de Santa Cruz do Sul, Brasil

Graduada em Letras-Português pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição (1986), É pós Graduada em Letras pela UFSM (1988). Pós Graduada em Informática Educativa (2000), Mestre em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2011). É professora no NTEM - Núcleo de Tecnologia Educacional da Prefeitura Municipal de Santa Maria e professora colaboradora no Núcleo Palotino de Estudos do Envelhecimento – NUPEN, na Faculdade Palotina de Santa Maria – FAPAS/RS, Brasil.

Downloads

Publicado

28-12-2015

Como Citar

Gustsack, F., & Rocha, S. M. de C. (2015). Linguagem e sentidos da subjetividade humana em narrativas da cultura urbana: uma análise aos autocolantes usados nos carros. Comunicação E Sociedade, 28, 149–167. https://doi.org/10.17231/comsoc.28(2015).2275

Edição

Secção

Diáspora, Dinâmicas de Mobilidade e Media