Os jovens e suas telas pós-modernas: reflexões em torno da cidade, do imaginário e da tecnologia

Autores

  • Denise da Costa Oliveira Siqueira Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.17(2010).1011

Palavras-chave:

Cidade, videoclipe, imaginário, juventude, tecnologia

Resumo

Elemento fundamental da cultura contemporânea, a imagem exibida por telas de computadores pessoais, de televisores, telefones celulares e tocadores MP4 veicula informações, promove entretenimento, gera paradoxalmente distanciamento ou aproximação das pessoas e faz parte do cotidiano urbano.O videoclipe – materialização visual de canções “populares” em uma ambiance plena de signos voltados para os “jovens” – é um dos formatos que têm migrado de uma tela a outra e se renovado. Do ponto de vista da recepção, o videoclipe é assistido pela televisão, mas também pelo computador e pelos aparelhos portáteis. Na esfera da produção é feito profissionalmente, mas alternativamente por jovens amadores que partilham versões na Internet.Partindo dessas observações, o objetivo deste ensaio é refletir sobre o clipe musical, o imaginário sobre os jovens que ele porta e as possibilidades de mobilidade e de socialidade que envolve – especialmente no espaço das cidades.

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Publicado

30-06-2010

Como Citar

Siqueira, D. da C. O. (2010). Os jovens e suas telas pós-modernas: reflexões em torno da cidade, do imaginário e da tecnologia. Comunicação E Sociedade, 17, 39–50. https://doi.org/10.17231/comsoc.17(2010).1011

Edição

Secção

Ecrãs e Ligações Sociotécnicas