Critical analysis on the communicative process between children’s magical realism literature and animation movies: conceptual primitivism aesthetic context for the referential problems on children’s texts

Autores

  • Márcio Danilo Mota Varela Universidade de Santiago de Compostela

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.18(2010).991

Palavras-chave:

Primitivismo, cognição, infância, cinema, literatura

Resumo

A discussão entre verdade e realidade tem trazido muita crítica em relação aos modelos desenvolvidos na sociedade. Além disso, a segregação dos aspectos culturais por meio da filosofia racionalista e dialéctica tem mudado inteiramente a compreensão da formação de conceitos. Devido a um mercado competitivo, chama-se a atenção para o facto de a literatura infantil e os textos do cinema não considerarem as crianças como os receptores das mensagens. Desta forma, tal questão se deve aos problemas referênciais que as crianças atravessam na sua idade intuitiva. Para um tal problema, requer-se, portanto, a aplicação de uma análise crítica do processo comunicacional entre literatura infantil mágica-realista e o cinema de animação. Em primeiro lugar, o realismo mágico deve ser considerado como conceptualmente diferente do realismo mimético comum. Em segundo lugar, o realismo mágico deve ser conectado conceptualmente com a idade intuitiva das crianças. Em terceiro lugar, o quadro comum de trabalho, tanto no cinema de animação como na literatura, deve corresponder ao conceito da Mythological Hero’s Journey que pode ser usado como escala para comparar e descrever a evolução mítica das histórias. Como resultado, podemos indentificar, através do processo de conceptualização do primitivismo pragmático, o que é e o que não é direccionado para as crianças, enquanto principais receptoras dos textos literários e cinematográficos.

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Publicado

30-12-2010

Como Citar

Varela, M. D. M. (2010). Critical analysis on the communicative process between children’s magical realism literature and animation movies: conceptual primitivism aesthetic context for the referential problems on children’s texts. Comunicação E Sociedade, 18, 117–132. https://doi.org/10.17231/comsoc.18(2010).991

Edição

Secção

Novas tecnologias, Média e comunicação