Tipologias de Auditorias usadas pelos Diretores e pelas Agências de Comunicação e Relações Públicas: análise comparativa, Espanha - ECM

Autores

  • Kathy Matilla Universidad Ramon Llull
  • Guillem Marca-Francés Universidad de Vic. Sagrada Familia
  • Andréa Oliveira Universidad de Gerona

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.26(2014).2037

Palavras-chave:

Auditoria, diretor de comunicação (“dircom”), evaluação, pesquisa estratégica, relações públicas

Resumo

Um duplo estudo desenvolvido na Espanha com os sócios de Dircom -a associação de diretores de comunicação das maiores empresas do país- e com agências/consultoras de rela- ções públicas e comunicação mostra que, atualmente, há uma tendência ao predomínio de uma orientação instrumental (tática) na prática profissional espanhola em comparação com o que ocorre em outros países europeus (ECM-European Communication Monitor). Isso se deduz da atribuição e do uso prevalente de auditorias claramente associadas ao controle de resultados Output.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

Publicado

2014-12-28

Como Citar

Matilla, K., Marca-Francés, G., & Oliveira, A. (2014). Tipologias de Auditorias usadas pelos Diretores e pelas Agências de Comunicação e Relações Públicas: análise comparativa, Espanha - ECM. Comunicação E Sociedade, 26, 244-259. https://doi.org/10.17231/comsoc.26(2014).2037

Edição

Secção

Reflexões sobre a Comunicação Aplicada