Comunicação organizacional e inovação em micro e pequena empresa: um estudo sobre a aplicação do “Radar da Inovação”

Autores

  • Aline Mariano Macedo Universidade Estadual Paulista – UNESP, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação – FAAC, Departamento de Comunicação Social
  • Maria Eugênia Porém Universidade Estadual Paulista – UNESP, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação – FAAC, Departamento de Comunicação Social
  • Roseane Andrelo Universidade Estadual Paulista – UNESP, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação – FAAC, Departamento de Comunicação Social

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.26(2014).2029

Palavras-chave:

Comunicação organizacional, inovação, micro e pequenas empresas, “Radar da Inovação”

Resumo

Estudo sobre a comunicação organizacional e a capacidade de inovar em empresa de pe- queno porte. A questão norteadora busca responder se a comunicação organizacional pode fazer avançar e/ou apoiar a inovação em micro e pequenas empresas. O objetivo central é analisar a relação existente entre a inovação e a comunicação organizacional. Aplicou-se o método estudo de caso e a pesquisa documental para interpretação de instrumento diagnóstico denominado “Radar da Inovação” em uma empresa de pequeno porte, localizada no interior de São Paulo. O diagnóstico é realizado com base em dimensões avaliativas que visam verificar a maturidade e o grau de inovação em micro e pequenas empresas. Por meio da avaliação dessas dimensões foi possível construir quadros analíticos e destacar a influência da comunicação organizacional na promoção da inovação. Os resultados apontam que todas as dimensões do “Radar de Inovação” podem melhorar sua performance por meio da comunicação organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28-12-2014

Como Citar

Macedo, A. M., Porém, M. E., & Andrelo, R. (2014). Comunicação organizacional e inovação em micro e pequena empresa: um estudo sobre a aplicação do “Radar da Inovação”. Comunicação E Sociedade, 26, 109–135. https://doi.org/10.17231/comsoc.26(2014).2029

Edição

Secção

Reflexões sobre a Comunicação Aplicada