Para além da superfície visual: os anúncios publicitários vistos à luz da semiótica social. Representações e discursos da heterossexualidade e de género

Autores

  • Silvana Mota-Ribeiro Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho, Braga
  • Zara Pinto Coelho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho, Braga

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.19(2011).908

Palavras-chave:

semiótica social visual, gramática visual, imagens publicitárias

Resumo

Na sequência de investigações anteriores, centradas em imagens publicitáriasde revistas femininas, pretendemos neste trabalho apresentar a grelha de análisevisual que construímos a partir da gramática visual de Kress e van Leeuwen (1996) emostrar que a descrição detalhada e sistemática dos recursos visuais que ela possibilitaé relevante para reconstruirmos os conhecimento ou discursos subjacentes às imagens.Destacamos em particular o caso dos discursos da heterossexualidade usados neste tipode imagens que permite revelar e expor as contradições da ideologia sexista, e os seusmodos de actuação “cada vez mais subtis” (Lazar, 2005: 1).

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Biografia Autor

Silvana Mota-Ribeiro, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho, Braga

CECS

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Publicado

01-06-2011

Como Citar

Mota-Ribeiro, S., & Coelho, Z. P. (2011). Para além da superfície visual: os anúncios publicitários vistos à luz da semiótica social. Representações e discursos da heterossexualidade e de género. Comunicação E Sociedade, 19, 227–246. https://doi.org/10.17231/comsoc.19(2011).908

Edição

Secção

Das práticas aos discursos: usos e representações

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