Sociologia da blogosfera: figurações do humano e do social em blogs e hybrilogs

Autores

  • Pedro Andrade Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens, Universidade Nova de Lisboa.

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.12(2007).1096

Palavras-chave:

Hybrilog, hibrimédia, bloniversidade, bloseu, blogarte

Resumo

As figurações do humano e da sociedade sofreram transmutações radicais no seio da Internet. Pretende-se circunscrever quatro dessas figurações em áreas articuladas entre si: a escrita, a educação, a arte e a museologia. A partir desse pedestal fundador, procura-se contribuir para a construção da emergente Sociologia da Blogosfera. No entanto, os próprios blogs já foram superados, no ciberespaço e no cibertempo, por figuras de media nunca antes vistos. Um deles é o hybrilog que, ao utilizar intensamente media híbridos ou hibrimédia, recoloca-se numa nova esfera pública nascente, a hibridosfera. A versatilidade do hybrilog, derivada da sua natureza híbrida, é testemunhada pelas suas potenciais aplicações como bloescola e bloniversidade, enquanto bloseu ou em bloart. Se o blog desenvolve uma auto escrita, o hybrilog reinventa se numa trans-escrita, ambas desenvolvendo inexoravelmente uma ciber-opinião híbrida, no novo espaço de cidadania em constituição na actual sociedade da informação e do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-12-19

Como Citar

Andrade, P. (2007). Sociologia da blogosfera: figurações do humano e do social em blogs e hybrilogs. Comunicação E Sociedade, 12, 51-65. https://doi.org/10.17231/comsoc.12(2007).1096

Edição

Secção

Pensar a técnica hoje