Interatividade, expressividade e engajamento no newsgame “De volta a 1964: sua vida em tempos de ditadura”
DOI:
https://doi.org/10.17231/comsoc.27(2015).2105Palavras-chave:
Newsgames, interatividade, expressividade, engajamentoResumo
Em 2014, uma série de eventos tem marcado os 50 anos do golpe militar no Brasil, com destaque para a revista Superinteressante, que empreendeu a revisão dos fatos por meio do newsgame “De volta a 1964: sua vida em tempos de ditadura”. A proposta deste paper é analisar o newsgame considerando-se a sua expressividade, engajamento e experiência proporcionados ao jogador com base nos conceitos desenvolvidos por Frasca (2001), Bogost (2008), Bogost, Ferrari & Schweizer (2010), Iurgel & Zagalo (2009), Ferrari (2009), Gonçalves & Zagalo (2010) Zagalo (2012), Sicart (2008), entre outros. A partir da experiência com o jogo foram categorizados os níveis de interatividade e reatividade disponibilizados, de acordo com os possíveis percursos a serem trilhados pelo leitor/jogador. A análise desenvolvida permite verificar até que ponto o exercício de simulação proposto delineia narrativas vinculadas ao perfil editorial da revista e em que medida pode fomentar o debate público.
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