Os jovens adultos e a esfera pública digital: uma perspetiva intercultural

Autores

  • Micheline Frenette University of Montreal
  • Marie-France Vermette University of Ottawa

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.23(2013).1611

Palavras-chave:

Esfera pública digital, envolvimento político, jovens adultos, TIC

Resumo

Este artigo aborda o envolvimento dos jovens adultos na esfera pública digital e procura identificar algumas questões importantes relacionadas com este fenómeno, bem como alguns dos desafios de investigação futura. Tem-se afirmado recorrentemente que as gerações mais novas se encontram desencantadas com a tradicional política partidária, preferindo formas alternativas de envolvimento político. Em simultâneo, tem-se constatado que, decorrente do seu atual envolvimento com as TIC, e das oportunidades únicas que estas têm para oferecer, a esfera pública digital se transformou no local de eleição para representação destas novas formas de envolvimento político. A hipótese de que os jovens adultos fazem parte de uma geração digital que redefiniu os seus modos de funcionamento na sociedade foi o fator de motivação de um estudo realizado com estudantes universitários de quatro países diferentes1 para analisar de que modo estas novas práticas se desenvolvem nas várias esferas das suas vidas. Exploramos, entre outros aspetos, em que medida e de que modo a Internet se tornou um novo vetor de participação política entre jovens adultos. Utilizaremos parte destes dados para sustentar a nossa reflexão sobre o envolvimento dos jovens adultos na esfera pública digital e para voltar a analisar as premissas clássicas daquilo que constitui a esfera pública. Conclui-se o presente trabalho partilhando as nossas perspetivas sobre este fenómeno e discutindo pistas de investigação adicionais nesta área.

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Publicado

25-06-2013

Como Citar

Frenette, M., & Vermette, M.-F. (2013). Os jovens adultos e a esfera pública digital: uma perspetiva intercultural. Comunicação E Sociedade, 23, 14–35. https://doi.org/10.17231/comsoc.23(2013).1611

Edição

Secção

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