Ética e teorias da comunicação: poder, interações e cultura participativa

Autores

  • Luis Mauro Sá Martino Faculdade Cásper Líbero, Universidade Federal de Minas Gerais Belo Horizonte
  • Ângela Cristina Salgueiro Marques Faculdade Cásper Líbero, Universidade Federal de Minas Gerais Belo Horizonte

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.25(2014).1865

Palavras-chave:

Teorias da Comunicação, epistemologia, ética

Resumo

Este texto aborda aspectos das concepções de ética presentes nas principais Teorias da Comunicação, identificando, em algumas de suas proposições epistemológicas, elementos de um ethos. Sublinha-se como essas teorias, além de abordarem processos comunicativos mediados, propõem procedimentos e ações práticas. Em perspectiva histórico-crítica, mapeia-se como noções de poder, capacidades comunicativas e delineamentos do sujeito político, entre outras, são entrelaçadas às enunciações teóricas da área. A análise desenvolve-se ao redor de três perspectivas: (a) assimétrica, com o poder colocado ao lado dos meios de comunicação; (b) simétrica, equivalendo, em espaços diferentes, produtores e receptores; (c) paritária, com intersecção entre ambos em uma cultura da participação. O texto analisa essas três perspectivas nas rupturas e continuidades entre o ético e o epistemológico.

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Publicado

30-06-2014

Como Citar

Martino, L. M. S., & Marques, Ângela C. S. (2014). Ética e teorias da comunicação: poder, interações e cultura participativa. Comunicação E Sociedade, 25, 138–153. https://doi.org/10.17231/comsoc.25(2014).1865

Edição

Secção

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