Mídia, arte e tecnologia: uma reflexão contemporânea

Autores

  • Fernando Augusto Silva Lopes Universidade FUMEC (Belo Horizonte)

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.31(2017).2618

Palavras-chave:

Artes, cultura, massificação midiática, tecnologia

Resumo

O presente artigo parte de um relato acerca da mercantilização cultural e seus reflexos na saturação midiática, para então traçar uma reflexão sobre tecnologia, mídia e artes contemporâneas, em especial o papel do corpo nas manifestações artísticas. Busca-se, com este trabalho, ratificar a influência da tecnologia, da massificação midiática e informacional na construção dos valores culturais contemporâneos. Será apresentada também uma reflexão sobre as atuais práticas artísticas contemporâneas como elementos que buscam evidenciar e questionar a influência massificante dos mídia e do mercado. O pano de fundo no qual se desenvolve o presente artigo são as evoluções tecnológicas, que ampliam a mercantilização cultural e tornam possíveis as profundas mudanças sociais e culturais vivenciadas pela sociedade ocidental contemporânea. Por fim é traçada uma breve análise sobre as identidades e diversidades culturais na era da teleinformática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-06-2017

Como Citar

Lopes, F. A. S. (2017). Mídia, arte e tecnologia: uma reflexão contemporânea. Comunicação E Sociedade, 31, 287–298. https://doi.org/10.17231/comsoc.31(2017).2618

Edição

Secção

Artigos Temáticos