O Telejornal sob o olhar da cenografia: Da experimentação à imagem de marca

Autores

  • Maria do Rosário Saraiva CETAC.media, Universidade do Porto
  • Luciana Fernandes Universidade do Porto
  • José Azevedo Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.15(2009).1049

Palavras-chave:

Televisão, informação, Telejornal, cenografia

Resumo

Os 50 anos do Telejornal servem de pano de fundo à análise da evolução da cenografia de informação televisiva em Portugal. Após 35 anos de exclusividade como ritual quotidiano, o Telejornal viu entrar em cena novos concorrentes: O Jornal da Noite (SIC) e o Jornal Nacional (TVI). Na procura da diferenciação e da sedução dos telespectadores – motivadas pela concorrência –, as três televisões experimentam cenografias e tecnologias, inovaram nos materiais empregues e nos ambientes instalados ou na abertura para as redacções. Os elementos gráficos invadem os ecrãs dos televisores. Através da análise comparativa das cenografias destes três espaços noticiosos, apresentam-se as principais características de cada um, as intenções comunicacionais subjacentes e a relação com o público. Serão igualmente discutidas as implicações destas transformações no processo de informação pelos telespectadores.

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Biografia Autor

Maria do Rosário Saraiva, CETAC.media, Universidade do Porto

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Publicado

31-10-2009

Como Citar

Saraiva, M. do R., Fernandes, L., & Azevedo, J. (2009). O Telejornal sob o olhar da cenografia: Da experimentação à imagem de marca. Comunicação E Sociedade, 15, 149–162. https://doi.org/10.17231/comsoc.15(2009).1049