Media literacy como prática social: objetivos e abordagens pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.17231/comsoc.13(2008).1146Palavras-chave:
plataformas digitais, media literacy, educação escolarResumo
Com a chegada da TV digital e com a popularização da Internet, uma das questões que emergem neste cenário é: afinal, as tecnologias digitais melhoram ou pioram as habilidades de leitura e escrita? O conhecimento gerado no campo da comunicação midiática também pode contribuir para expandir a compreensão do papel das tecnologias de mídia na educação a partir da abordagem da chamada media literacy. O presente artigo reúne conceitos e experiências produzidos principalmente na Inglaterra, país que começou a migrar para a plataforma digital de TV em 1998 e que, desde 2003, implementa uma política pública media literacy. O conteúdo está dividido em quatro partes: a primeira recupera aspectos históricos relevantes da migração digital inglesa, que justificou a implementação de uma política específica de educação para a mídia. A segunda parte sintetiza os fundamentos da media literacy como área do conhecimento, suas propostas e seus métodos, especialmente para a educação escolar. A terceira traça um breve panorama histórico da experiência brasileira na área e a quarta parte descreve uma proposta prática criada pelo English and Media Centre de Londres: uma atividade de media literacy, usando o programa Big Brother, para ensinar como a mídia funciona.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2012 Comunicação e Sociedade
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os autores são titulares dos direitos de autor, concedendo à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.