O jornalismo contemporâneo no Brasil: as mídias digitais como elo entre a crise e a busca de uma nova identidade

Autores

  • Elizabeth Saad Corrêa Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.9(2006).1154

Palavras-chave:

Jornalismo digital, identidade jornalística, crise da mídia

Resumo

Procuramos refletir sobre um dos períodos de maior turbulência e transformação ocorrido na história contemporânea da comunicação humana: os últimos dez anos, quando ocorreu um embricamento singular entre a absorção da ruptura tecnológica nos processos de comunicação através da introdução e consolidação das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação – as TIC; o estabelecimento de uma relação de proximidade e inversão de papéis, ainda não experimentada, entre produtores e consumidores de informações; e a configuração de um mercado que atribui valores de troca cada vez mais inusitados para informações distribuídas em tempo real. Dez anos de extrema volatilidade e incertezas para todos aqueles que de alguma maneira estão envolvidos com a informação e os seus meios de distribuição. A palavra recorrente deste período tem sido “crise”.As empresas informativas, especialmente as brasileiras, têm percorrido este período turbulento contabilizando perdas financeiras e qualitativas, desvios estratégicos e retrocessos em suas atividades centrais, distanciamento das tradicionais fontes de receitas – os anunciantes – para meios mais dinâmicos. Mas será uma crise o que estamos vivenciando? Não estaremos a meio de um processo mais amplo, uma nova etapa de evolução histórica, onde a sociedade contemporânea revisa valores e re-atribui importância aos diferentes atores do tecido social? É nossa opinião que estamos, em verdade, vivenciando um período de reconfiguração da identidade do Jornalismo e de seus modelos de negócio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

20-12-2006

Como Citar

Corrêa, E. S. (2006). O jornalismo contemporâneo no Brasil: as mídias digitais como elo entre a crise e a busca de uma nova identidade. Comunicação E Sociedade, 9(10), 49–61. https://doi.org/10.17231/comsoc.9(2006).1154

Edição

Secção

O jornalismo online - Perspectivas