Chamada de trabalhos | Vol. 44 | Qualidade do Jornalismo | Encerrada
Editores temáticos: Sandra Marinho (CECS, Universidade do Minho, Portugal), Luís Miguel Loureiro (CECS, Universidade do Minho, Portugal) e Dolors Palau-Sampio (Universitat de València, Espanha)
O conceito de qualidade aplicado ao jornalismo tem tradição na área científica dos estudos de jornalismo e de comunicação. Nos últimos anos, contudo, por força das transformações que têm ocorrido do ecossistema mediático - em que o jornalismo opera -, nomeadamente as de caráter económico e tecnológico, este debate ganhou um interesse renovado, na busca de soluções ou estratégias que permitam compreender e abordar assuntos como, por exemplo, a necessidade de novos modelos de negócio ou de sustentabilidade do jornalismo (conforme as perspetivas teóricas que orientam o argumento), o combate à desinformação, a relação do jornalismo e da produção de narrativas jornalísticas com fontes profissionalizadas formais (assessorias, relações públicas) ou informais (spin doctors) ou mesmo as profundas mudanças que têm ocorrido na dinâmica das redações e nas rotinas de trabalho.
Sendo um conceito amplamente discutido na literatura, a qualidade do jornalismo tem-se revelado um tema complexo. Se, por um lado, esta característica representa um desafio epistemológico e cria dificuldades na sua operacionalização empírica (mas não a torna impossível, como tem mostrado a investigação na área), por outro lado dá-lhe a flexibilidade, muitas vezes necessária quando se trata de ecossistemas em mudança, para adquirir a capacidade de conceito operativo e articulador de outros, que muitas vezes lhe estão associados, como por exemplo o conceito de credibilidade.
Sendo vasto o conjunto de temas que podem ser abordados no quadro de um debate sobre a qualidade do jornalismo, serão especialmente valorizadas propostas sobre o seguinte conjunto de temas, podendo tratar-se de revisões de literatura (incluindo revisões sistemáticas da literatura) ou trabalhos de investigação que operacionalizem o conceito de qualidade do jornalismo (ou das suas dimensões), através da medição dos seus indicadores:
- a discussão sobre o conceito de qualidade do jornalismo, na sua complexidade e nas suas dimensões
- a qualidade do jornalismo no quadro do ecossistema (mais vasto) da qualidade da informação
- a qualidade do jornalismo a partir da análise crítica da produção jornalística como produção de discurso
- a qualidade vista a partir do papel social do jornalismo, nomeadamente a perspetiva do serviço público (por vezes, mas não só, discutida por relação com as perspetivas “de mercado”) nas democracias
- a qualidade do jornalismo vista a partir dos públicos e das audiências
- a qualidade do jornalismo entendida a partir das características e dos atributos dos seus produtos ou serviços
- a qualidade do jornalismo entendida a partir da sua dimensão organizacional, nomeadamente as rotinas de produção jornalística e as condições de trabalho dos jornalistas (físicas e emocionais)
- a qualidade do jornalismo como um investimento estratégico, capaz de viabilizar modelos de sustentabilidade para as práticas jornalísticas
- a dimensão ética como variável da qualidade em jornalismo
Período de submissão de propostas (textos integrais) | de 02 de janeiro a 15 de abril de 2023
LÍNGUA
Os artigos podem ser submetidos em inglês ou português. Os artigos selecionados para publicação serão traduzidos para português ou inglês, respetivamente, devendo ser publicados integralmente nos dois idiomas.
EDIÇÃO E SUBMISSÃO
A Comunicação e Sociedade é uma revista académica de acesso livre, funcionando de acordo com os exigentes padrões do sistema de revisão de pares e operando num processo de dupla revisão cega. Cada trabalho submetido será distribuído a um mínimo de dois revisores previamente convidados a avaliá-lo, de acordo com a qualidade académica, originalidade e relevância para os objetivos e âmbito da temática.
Os originais deverão ser submetidos através do website da revista. Se está a aceder à Comunicação e Sociedade pela primeira vez, deve registar-se para poder submeter o seu artigo (indicações para se registar aqui).
O guia para os autores pode ser consultado aqui.
Para mais informações, contactar: comunicacaoesociedade[at]ics.uminho.pt