Chamada de trabalhos | Vol. 43 | Design e Comunicação: Desafios e Dilemas do Digital | De 5 de setembro a 13 de novembro de 2022

2022-03-31

Editores: Daniel Brandão (CECS, Universidade do Minho, Portugal), Nuno Martins (ID+, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal) e Rachel Cooper (PETRAS, Lancaster University, Reino Unido)

 

A crescente presença das tecnologias digitais no quotidiano dos cidadãos tem resultado num constante potenciar do inesperado. A espontaneidade e a reatividade assumem um papel de maior destaque no universo da comunicação, influenciando, inevitavelmente, as dinâmicas sociais.

Perante um mundo altamente mediado e mediatizado, a comunicação tem atingido um poder significativo. Um poder disperso, partilhado entre diferentes protagonistas. Um poder nem sempre identificável e que, habitualmente, tende a estar mais associado ao boato e à crise, do que à informação e ao esclarecimento. Este poder da comunicação, cada vez mais horizontal, desafia o poder instituído.

Que papel pode ter o design nesta mediação da comunicação interpessoal e global?

Nas suas mais variadas perspetivas e disciplinas, o design pode ser um importante contributo na construção de sociedades mais informadas, esclarecidas e, consequentemente, mais justas. Seja numa competência de supervisão, desconstruindo e descodificando representações gráficas, fotográficas, animadas e todo o tipo de narrativas de elevado teor cosmético-manipulativo; ou na proposta de modelos, protótipos ou do mais variado tipo de soluções que procuram contribuir para uma cidadania ativa e respondam aos desafios e dilemas do digital e das sociedades contemporâneas. Com efeito, o design é muito mais do que uma ferramenta de mera operação estética. Ele tem também um relevante papel na organização da informação, na construção de narrativas e, por consequência, na sugestão de significados.  

Esta secção temática da revista Comunicação e Sociedade convida académicos e investigadores nacionais e internacionais das diferentes áreas do design, da comunicação e das tecnologias digitais a partilharem trabalho científico desenvolvido sobre tópicos emergentes, tais como:

 

  • design sustentável e saudável
  • design inclusivo, colaborativo e participativo
  • criatividade, artes e design na educação
  • identidades, cidadania e coesão social no design
  • design e comunicação para a mobilidade e futuro das cidades
  • desafios da interação e comunicação digital
  • infodesign, jornalismo de dados e qualidade da informação
  • design responsável: segurança, privacidade, ética e credibilidade
  • design, igualdade e direitos humanos
  • design para a saúde e bem-estar
  • comer, vestir e respirar design
  • design, media arts e cultura
  • expressão e impressão do audiovisual na comunicação digital
  • design de som: perceção e atuação no real
  • fronteiras e desafios de um design tecnocêntrico
  • conceções e equívocos do virtual

 

DATAS IMPORTANTES

Período de submissão de propostas completa: de 5 de setembro a 13 de novembro de 2022

Notificação das decisões de aceitação: 8 de janeiro de 2023

Data-limite para envio da versão completa e traduzida do artigo: 19 de março de 2023

Data de publicação da revista: junho de 2023

 

LÍNGUA

Os artigos podem ser submetidos em inglês ou português. Findo o processo de avaliação por pares, os autores dos artigos selecionados para publicação deverão assegurar a tradução do seu artigo para português ou inglês, respetivamente, cabendo aos editores a decisão final sobre a publicação do mesmo.


EDIÇÃO E SUBMISSÃO

A Comunicação e Sociedade é uma revista académica de acesso livre, funcionando de acordo com os exigentes padrões do sistema de revisão de pares, operando num processo de dupla revisão cega. Cada trabalho submetido será distribuído a dois revisores previamente convidados a avaliá-lo, de acordo com a qualidade académica, originalidade e relevância para os objetivos e âmbito da temática.

Os originais deverão ser submetidos através do website da revista. Se está a aceder à Comunicação e Sociedade pela primeira vez, deve registar-se para poder submeter o seu artigo (indicações para se registar aqui).

O guia para os autores pode ser consultado aqui.

Para mais informações, contactar: comunicacaoesociedade[at]ics.uminho.pt