Credibilidade das redes sociais online: aos olhos dos jornalistas profissionais finlandeses

Autores

  • Mohammad Ofiul Hasnat Universidade da Lapónia

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.25(2014).1869

Palavras-chave:

Redes sociais, notícias, credibilidade, ética, profissionalismo

Resumo

Este artigo analisa a alteração da estrutura de apresentação de notícias nas redes sociais, abordando as questões de credibilidade e de ética. Destaca os importantes fatores de precisão e de confiança, como forma de avaliar a relevância noticiosa e a credibilidade das notícias nas redes sociais. Têm emergido possíveis ideias de edição de conteúdos nas redes sociais, uma vez que a ausência de um processo de moderação tem levantado dúvidas acerca da credibilidade das redes sociais. Este estudo analisa o conteúdo de entrevistas temáticas realizadas com jornalistas profissionais selecionados, de quatro jornais diferentes: Lapin Kansa, Kaleva, Keskipohjanmaa e Österbottens Tidning, na Finlândia. Os resultados mostram que as redes sociais começaram a cumprir o objetivo de fazer chegar as notícias às pessoas e que estas redes irão emergir como media de pleno direito, no futuro, desde que a autenticidade, a credibilidade e a transparência da informação e da ética jornalística sejam asseguradas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-06-2014

Como Citar

Hasnat, M. O. (2014). Credibilidade das redes sociais online: aos olhos dos jornalistas profissionais finlandeses. Comunicação E Sociedade, 25, 202–219. https://doi.org/10.17231/comsoc.25(2014).1869

Edição

Secção

Nas fronteiras do jornalismo