Televisão pública e educação para os média: o papel dos programas dos provedores de televisão em Portugal e no Brasil

  • Sara Pereira Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho
  • Jairo Faria Universidade de Brasília
  • Clarisse Pessôa Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho
Palavras-chave: Serviço público de média, provedores, ouvidoria, educação para a os média

Resumo

Será a Literacia Mediática uma dimensão do serviço público de média? A televisão de serviço público, em Portugal e no Brasil, contempla nas suas políticas e nas suas grelhas a Educação para os Média? Tendo estas questões como ponto de partida e de debate, tomamos como corpus de análise dezasseis edições dos programas de ouvidoria/provedoria das empresas públicas de radiodifusão do Brasil (Empresa Brasil de Comunicação – EBC) e de Portugal (Rádio e Televisão de Portugal – RTP). Para examinar O Público na TV da EBC e A Voz do Cidadão da RTP, tomamos um conjunto de categorias de análise que nos permitirão, entre outros aspetos, compreender o contributo destes programas para a promoção da Literacia Mediática das sociedades onde são difundidos e dos públicos que alcançam. De um modo geral, os resultados indicam que, ao desempenhar um papel médiador com os públicos/audiências, o Provedor/Ouvidor exerce um importante papel de agente de Literacia para os Média junto desses mesmos públicos, embora esse papel pudesse ser reforçado e pudesse expressar, de forma mais direta e explícita, os objetivos da Literacia Mediática.

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Publicado
2016-12-29
Como Citar
Pereira, S., Faria, J., & Pessôa, C. (2016). Televisão pública e educação para os média: o papel dos programas dos provedores de televisão em Portugal e no Brasil. Comunicação E Sociedade, 30, 223-244. https://doi.org/10.17231/comsoc.30(2016).2495