Contributos para o aprofundamento do conceito de literacia: utilização de tecnologia digital em contextos de ensino

Autores

  • Manuel José Carvalho de Almeida Damásio Escola de Comunicação, Artes e Tecnologias da Informação. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.14(2008).1074

Palavras-chave:

Literacia, educação, tecnologia, aprendizagem, ensino

Resumo

O presente artigo apresenta uma proposta teórica de expansão do conceito de literacia tendo como base a noção de serviços educativos em ambiente digital. Tradicionalmente entendida como a capacidade de ler e escrever uma mensagem numa língua específica, o conceito de literacia tem sido alvo de várias interpretações e expansões do seu valor, nomeadamente no que se refere às suas formulações no campo do discurso dos media. A emergência de ambientes digitais de mediatização da experiência educativa, que são em muitos casos replicados pelos ambientes colaborativos típicos das experiências contemporâneas de uso dos media on-line, convoca novas possibilidades de expansão do conceito de literacia por forma a que este englobe não só a natureza da mediatização dessas experiências, mas também a própria estrutura de relacionamento com as tecnologias que lhes está subjacente. O presente enquadramento teórico situa-se num trabalho mais amplo sobre as formas de uso e consumo dos media em ambientes digitais.

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Publicado

2012-12-19

Como Citar

Damásio, M. J. C. de A. (2012). Contributos para o aprofundamento do conceito de literacia: utilização de tecnologia digital em contextos de ensino. Comunicação E Sociedade, 14, 33-49. https://doi.org/10.17231/comsoc.14(2008).1074

Edição

Secção

(sem título; com abstract; com kwrds)