Um advergame para browser como catalisador da comunicação: tipos de comunicação em jogos de vídeo

Autores

  • Heinrich Söbke Bauhaus-Universität Weimar
  • Thomas Bröker Bauhaus-Universität Weimar

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.27(2015).2089

Palavras-chave:

Comunicação em jogos de vídeo, comunicação não verbal, comunicação através de ações/não ações, catalisador de comunicação, modelo de comunicação

Resumo

Os jogos de vídeo são media interativos abrangentes. Os jogos online incentivam a co­municação e alargam consideravelmente a gama de tipos de comunicação. Neste artigo, ana­lisamos tipos de comunicação dominantes nos jogos de vídeo, utilizando o advergame para browser Fliplife. Este jogo proporciona uma estrutura clara, bem delimitada, um interface de utilizador pouco pretensioso e as características de jogo online de múltiplos jogadores. Assim, o Fliplife proporciona um excelente enquadramento para demonstrar a vasta gama de comuni­cação iniciada num jogo de vídeo. Entre os tipos de comunicação contemplados, encontram­-se comunicações verbais e não verbais utilizando gráficos e ações/não ações. A comunicação encontrada serve, normalmente, para controlo e coordenação do jogo; porém, existem também discussões em privado e piadas sociais para além da demonstração do estatuto do jogador e da identificação da comunidade. Na presente investigação, partimos da definição básica de comu­nicação como transmitindo informações de um emissor para um destinatário. Categorizamos os tipos de comunicação encontrados segundo um modelo abstrato de comunicação decorrente de definições comuns. A compilação da numeração dos elementos da comunicação e das pos­síveis manifestações representa uma proposta de categorização da comunicação em jogos de vídeo, em geral. Apesar de ser necessária ainda uma validação mais exaustiva, esta enumeração mostra que os jogos de vídeo proporcionam enquadramentos que acomodam e iniciam uma diversidade de formas de comunicação. Uma diferença significativa, quando comparados com outros media, é que os jogos de vídeo e a sua noção de interatividade permitem aos jogadores comunicar através da ação e trocar os papéis de emissor e recetor.

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Publicado

29-06-2015

Como Citar

Söbke, H., & Bröker, T. (2015). Um advergame para browser como catalisador da comunicação: tipos de comunicação em jogos de vídeo. Comunicação E Sociedade, 27, 53–74. https://doi.org/10.17231/comsoc.27(2015).2089

Edição

Secção

Comunicação, Teoria dos Videojogos e Diálogos (Inter)Mediáticos