Sobre a Revista

Âmbito

A Comunicação e Sociedade é uma revista académica publicada duas vezes por ano (junho e dezembro) que pretende aprofundar a análise dos fenómenos comunicacionais e, simultaneamente, contribuir para a leitura da realidade social, segundo ferramentas teóricas e metodológicas dos diferentes campos das Ciências Humanas e Sociais.

 

Estrutura da Revista

Comunicação e Sociedade é constituída por três secções:
A. Dossiê temático;
B. Varia
C. Recensões (leituras)/ Entrevistas.

 

Política Editorial

A revista Comunicação e Sociedade é uma revista académica de acesso livre, funcionando de acordo com exigentes padrões do sistema de revisão de pares e dirigida tanto a académicos consagrados, como a investigadores principiantes, nacionais e estrangeiros. Aceita artigos que ajudem a aprofundar o conhecimento sobre os fenómenos comunicacionais e integrem teorias e metodologias dos diferentes campos das Ciências Humanas e Sociais que confluam no vasto campo das Ciências da Comunicação. Está aberta a contribuições de académicos e profissionais, nas línguas portuguesa e inglesa, fornecendo-lhes um espaço aberto de interação.

Comunicação e Sociedade aceita propostas de trabalhos académicos originais e inéditos (e não disponibilizados previamente em repositórios de preprints) sobre temas relacionados com as chamadas de trabalho e com os objetivos e o âmbito da revista, na forma de (1) artigos e (2) recensões e recebe também entrevistas para apreciação. As contribuições devem ser redigidas tendo em vista a sua relevância e acessibilidade para um público de Ciências da Comunicação. Os trabalhos podem ser propostos em português ou inglês, sendo sujeitos a tradução, responsabilidade assumida pelos autores. Serão avaliados trabalhos assinados por doutores, em autoria única ou em coautoria com doutorandos e mestres. Esta restrição não se aplica à submissão de recensões e entrevistas, que podem ser assinadas por doutorandos.

 

Procedimento Editorial

1. Anualmente são divulgadas duas chamadas de trabalhos. Os autores dos manuscritos submetidos são informados da decisão editorial até 3 meses após o fecho da chamada de trabalhos. Além disso, os autores podem de forma permanente submeter artigos não subordinados às chamadas temáticas, sendo a decisão editorial emitida até 3 meses após a submissão. Os trabalhos submetidos à Comunicação e Sociedade são objeto de uma análise preliminar por parte dos editores e da direção da revista que terá como critérios de aceitação: adequação à chamada de artigos, aos objetivos e âmbito da revista, o cumprimento integral das normas editoriais, a apresentação de estrutura e conteúdo próprios de artigo científico. Os artigos conformes são considerados para possível publicação, sendo enviados para avaliação por revisores dentro das normas expostas nos pontos 2 e 3. Os revisores, peritos académicos ou profissionais, de diferentes proveniências institucionais e geográficas, serão recrutados do conselho editorial e, segundo a temática da revista e o conteúdo dos trabalhos submetidos, das áreas das Ciências da Comunicação e de outras Ciências Sociais e Humanas.

2. A decisão de publicar os trabalhos propostos à revista é do diretor, do diretor-adjunto e dos editores. A decisão depende do parecer favorável de dois revisores externos, sendo um deles falante nativo da língua usada no trabalho, em regime de duplo anonimato (double-blind).

3. Uma vez o artigo enviado para avaliação externa, os dois revisores são solicitados a fazer uma das seguintes recomendações baseadas numa avaliação da qualidade académica do artigo, da originalidade e relevância para a chamada de trabalhos e para os objetivos e âmbito da revista:
A. Publicar sem quaisquer modificações;
B. Publicar com pequenas modificações;
C. Sujeito a revisões de fundo e a nova submissão;
D. Não publicar.

Publicar sem quaisquer modificações aplica-se a artigos que exigem mudanças simples, mas que são, em todos os outros aspetos, publicáveis na sua forma original. Publicar com pequenas modificações refere-se a textos em que sejam sugeridas pelos revisores pequenas alterações de conteúdo. Artigos recomendados para serem revistos a fundo e a uma nova submissão exigem revisões de conteúdo mais substanciais e uma reavaliação. Os artigos que recebem esta recomendação estão sujeitos, portanto, a uma segunda ronda de revisão, sempre que possível, com os mesmos dois revisores.

Só é permitida uma revisão e uma re-submissão.

Os autores são notificados quanto ao resultado do processo de revisão e, no caso das recomendações B ou C, convidados a apresentar uma nova versão até 4 semanas após a notificação.

Uma vez aceite a versão final, é editada e, antes da sua publicação, as provas são enviadas aos autores para que aprovem a sua publicação. Nesta fase, os autores são convidados a não fazerem quaisquer alterações ao conteúdo académico do seu manuscrito. Os autores são informados sobre o volume da revista onde o seu artigo será publicado.

Não são cobradas aos autores quaisquer taxas no processamento e submissão de artigos.

 

Política de Revisão por Pares

Tal como apontado anteriormente, a revista segue o processo de revisão por pares duplo-cego (double-blind peer review), estando a decisão de publicar dependente do parecer favorável de dois revisores externos, sendo um deles falante nativo da língua usada no trabalho. Os revisores, peritos académicos ou profissionais, de diferentes proveniências institucionais e geográficas, serão recrutados do conselho editorial e, segundo a temática da revista e o conteúdo dos trabalhos submetidos, das áreas das Ciências da Comunicação e de outras Ciências Sociais e Humanas.

 

Código de Ética da Revista

Comunicação e Sociedade partilha os princípios gerais de boas práticas e valores éticos na investigação científica que integram o Código de conduta ética da Universidade do Minho. Seguindo o disposto no referido código (pp. 17-18), considera reprováveis condutas que violam a integridade do investigador. Constituem situações que violam a integridade do investigador, e como tal, passíveis de sanções, as que a seguir se tipificam, de modo não exaustivo:
A. a prática de plágio;
B. a apropriação de criações intelectuais de outrem, protegidas pelas regras da propriedade intelectual, sem consentimento legal;
C. a fabricação de resultados;
D. a falsificação de resultados;
E. a distorção intencional de resultados para privilegiar uma dada linha de orientação do trabalho ou para satisfazer interesses alheios à verdade científica;
F. a apresentação do mesmo trabalho, no todo ou em parte, em publicações posteriores, sem a menção explícita da fonte original e das partes replicadas.

A revista Comunicação e Sociedade procura investigar alegações de plágio ou de uso indevido de artigos publicados na revista. Igualmente, procura proteger a reputação da revista contra a negligência. Os artigos submetidos são verificados usando um software de verificação. Se for detectado plágio num artigo, se for incluído material de terceiros sem obtenção prévia de permissão de direitos autorais ou com aviso insuficiente, ou se a autoria do artigo for contestada, ou qualquer outra má prática for detetada, a revista Comunicação e Sociedade reserva-se o direito de tomar medidas, incluindo, mas não limitadas a: publicar uma errata ou retificação (correção); retirar o artigo da revista; levar o assunto a organismos académicos; proibir o autor de publicar na revista, ou tomar medidas legais adequadas.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista fornece acesso livre imediato ao seu conteúdo, com base no princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico proporciona uma maior troca global de conhecimento.

A revista permite o auto-arquivo em repositórios institucionais das seguintes versões: postprint do autor (versão do autor corrigida e aceite para publicação, após o processo de arbitragem científica) e postprint do editor (versão final da editora), fornecendo sempre detalhes bibliográficos que dão crédito à sua publicação nesta revista. Ambas versões podem ficar imediatamente disponíveis.

  

Política de Partilha de Dados

A revista incentiva os autores a disponibilizarem os dados que suportam os resultados apresentados nos artigos. Exclui-se a disponibilização de dados que, em qualquer circunstância, comprometam a proteção, a privacidade ou a segurança dos envolvidos na investigação ou qualquer outra questão legal ou ética. Este depósito deve ser feito antes ou no momento da submissão.

Recomenda-se o depósito num repositório de dados com um plano de preservação dos ficheiros a longo prazo e registo de identificadores persistentes. Se não tem a certeza de qual será o repositório adequado, poderá, por exemplo, utilizar o portal re3data.org para encontrar um que se ajuste às suas necessidades ou usar um repositório generalista como o Zenodo. A Universidade do Minho conta com um repositório de dados, o Data RepositóriUM, que também poderá ser usado para o depósito de dados associados a artigos publicados nesta revista.

Os autores são encorajados a seguir as boas práticas de citação também no que aos conjuntos de dados diz respeito. Quando aplicável, deve ser fornecida a informação sobre onde se encontram os dados associados ao artigo e sobre que condições se pode aceder aos mesmos. O DOI, outro identificador persistente ou o URL também devem ser fornecidos quando aplicável.

Exemplo: Os dados que suportam os resultados apresentados neste artigo estão disponíveis em acesso aberto no Data RepositóriUM em https://doi.org/10.34622/datarepositorium/QUV6OP.

Para assegurar a dupla revisão cega por pares, esta informação não deve, contudo, constar no documento do artigo. Durante o processo de submissão, poderá colocar a informação nos comentários ao editor.

 

Editora

Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho
Campus de Gualtar, 4710-057 Braga – Portugal

Telefone: [+351] 253 604 695
Fax: [+351] 253 604 697
E-mail: cecs@ics.uminho.pt

 

 

Financiamento

A Comunicação e Sociedade é financiada por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do Financiamento Plurianual do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade 2020-2023 (que integra as parcelas de financiamento base, com a referência UIDB/00736/2020, e financiamento programático, com a referência UIDP/00736/2020).