v. 21 (2012)

Género e Heterossexualidade - Discursos e Imagens na Publicidade e nos Media

Sumário

[Download integral]

Comunicação e Sociedade, vol. 21 (2012): Género e Heterossexualidade - Discursos e Imagens na Publicidade e nos Media PDF [2,88 MB]
 

Nota introdutória / Introductory note

Do uno e múltiplo: as aporias do nosso desassossego PDF
Zara Pinto-Coelho, Silvana Mota-Ribeiro 7-11
On the one and many: the aporias of our restlessness PDF
Zara Pinto-Coelho, Silvana Mota-Ribeiro 12-16

I. No masculino e no feminino: valores, identidades, pulsões, desejo e corpo

Construções da imagem feminina na propaganda: para além do efeito persuasivo PDF
Daniella de Menezes 19-38
Fios partidos: estampas de mulheres em O Céu de Suely PDF
Emanuella de Moraes, Marinyze Prates de Oliveira 39-48
O garoto da capa: castração e gozo na banca de revistas PDF
Marcelo Santos, Maria Ribeiro 49-66
Imagens de mulher: representações do envelhecimento feminino nos media brasileiros PDF
Maria Luisa Mendonça 67-78
Género e carreiras artísticas na emergente indústria cultural brasileira PDF
Raphael Bispo 79-94
Gendered adverts: an analysis of female and male images in contemporary perfume ads PDF
Sandra Tuna, Elsa Freitas 95-108
Príncipe ou Sapo? Os estereótipos masculinos em spots brasileiros e portugueses PDF
Simone Freitas 109-122
Envelhecimento do corpo: noções díspares nas mídias atuais PDF
Sonia Farber 123-134
O corpo masculino na Publicidade: uma discussão contemporânea PDF
Soraya Januário, António Cascais 123-148

II. No género e na heterossexualidade: exotismo, ossificação, guerra e acasalamento

Discursos do exótico nas revistas femininas: uma análise dos ‘outros’ do Pós-Feminismo PDF
Cláudia Álvares 151-164
As mulheres e a afirmação histórica da profissão jornalística: contributos para uma não-ossificação da História do jornalismo. PDF
Maria João Silveirinha 165-182
Género, guerra e políticas do corpo: uma análise crítica multimodal da metáfora na publicidade PDF
Michel Lazar 183-204
O reino do casal heterossexual na publicidade: uma análise sociosemiótica das estratégias visuais e inscrições discursivas PDF
Zara Pinto-Coelho, Silvana Mota-Ribeiro 205-214

III. Vária

Pantallas en la sociedad audiovisual: edu-comunicación y nuevas competencias PDF
José Aguaded, Ángel Hernando-Gómez, Amor Pérez 217-230
Nós e eles: responsabilidade social dos média na construção de uma cidadania culturalmente inclusiva PDF
Manuel Barbosa 231-240
A transpiração do quotidiano ou os poros do real mediático PDF
Philippe Joron 241-248

IV. Leituras

Rodger Streitmatter (1995) Unspeakable: The Rise of the Gay and Lesbian Press In America, 1.ª edição, Boston: Faber and Faber, 424 pp. PDF
Ana Maria Brandão 251-253
Mary Talbot (2007) Media Discourse. Representation and Interaction, Edinburgh: Edinburgh University Press, ix, +198 pp. PDF
Zara Pinto-Coelho 253-255


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

 

 

 

 

 

 

...............................................................................................................

 

.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho, campus de Gualtar
4710-057 Braga - Portugal

Revista Comunicação e Sociedade
ISSN 2183-3575 (online)
ISSN 1645-2089 (print)
Prefixo DOI: 10.17231