v. 27 (2015)

Comunicação nos Videojogos: Expressividade, Intermedialidade e Narrativa

Sumário

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  488 pp.

Nota Introdutória

Comunicação nos Videojogos: Nota Introdutória PDF
Nelson Zagalo, Miguel Sicart, Emmanoel Ferreira 9-12
Communication in Videogames: Editorial Note PDF (English)
Nelson Zagalo, Miguel Sicart, Emmanoel Ferreira 13-16

Comunicação, Teoria dos Videojogos e Diálogos (Inter)Mediáticos

Isto é um jogo de vídeo: jogos de vídeo, autoridade e metacomunicação PDF
Riccardo Fassone 19-35
This is video game play: video games, authority and metacommunication PDF (English)
Ricardo Fassone 37-52
Um advergame para browser como catalisador da comunicação: tipos de comunicação em jogos de vídeo PDF
Heinrich Söbke, Thomas Bröker 53-74
A browser-based advergame as communication catalyst: types of communication in video games PDF (English)
Heinrich Söbke, Thomas Bröker 75-94
Mais cinco passos e irá transformar-se numa nova pessoa: o encerramento processual do campo experiencial em Every Day the Same Dream PDF
Christophe Duret 95-114
Five more steps and you will be a new person: the procedural closure of the experiential field in Every Day the Same Dream PDF (English)
Christophe Duret 115-132
GTFO!! - Posicionamento como estratégia de interação na comunicação MMORPG PDF
Birgit Swoboda 133-150
GTFO!! - Positioning as interaction strategy in MMORPG communication PDF (English)
Birgit Swoboda 151-166
Por que é que hei de apaixonar-me por um duende, quando também não sou nenhum ogre? As implicações dos avatars virtuais na comunicação digital PDF
Sercan Sengün 167-180
Why do i fall for the elf, when i am no orc myself? The ımplıcatıons of vırtual avatars ın dıgıtal communıcatıon PDF (English)
Sercan Sengün 181-193
A experiência espacial dos games e outros medias: notas a partir de um modelo teórico analítico das representações do espaço PDF
Suely Fragoso 195-212
The spatial experience of games and other media: notes from a theoretical-analytical model of representations of space PDF (English)
Suely Fragoso 213-229

Comunicação, Expressividade e Narratividade nos Videojogos

Game como texto como jogo: a experiência comunicativa dos jogos digitais PDF
Carlos Magno Camargos Mendonça, Filipe Alves de Freitas 233-252
Game as text as game: the communicative experience of digital games PDF (English)
Carlos Magno Camargos Mendonça, Filipe Alves de Freitas 253-272
O poder expressivo da teoria dos mundos possíveis nos videojogos: quando as narrações se convertem em espaços interactivos e fictícios PDF
Antonio José Planells de la Maza 273-287
The expressive power of the Possible Worlds Theory in video games: when narratives become interactive and fictional spaces PDF (English)
Antonio José Planells de la Maza 289-302
Narrativa, história e ficção: os history games como obras fronteiriças PDF
Helyom Viana Telles, Lynn Alves 303-317
Narrative, history, and fiction: history games as boundary works PDF (English)
Helyom Viana Telles, Lynn Alves 319-333
Interatividade, expressividade e engajamento no newsgame “De volta a 1964: sua vida em tempos de ditadura” PDF
Lilian Cristina Monteiro França 335-351
Interactivity, expressiveness and engagement in newsgame “Back to 1964: your life under the dictatorship” PDF (English)
Lilian Cristina Monteiro França 353-367
Narrativas digitais: um estudo sobre os videoclipes interativos da banda Arcade Fire PDF
Elisa Maria Rodrigues Barboza 369-385
Digital narratives: a study of the Arcade Fire interactive music videos PDF (English)
Elisa Maria Rodrigues Barboza 387-402

Vária

A liberdade académica e os seus inimigos PDF
Moisés de Lemos Martins 405-420
The academic condition and its enemies PDF (English)
Moisés de Lemos Martins 421-436
Entre a norma e a exceção: assimetrias de género nas newsmagazines portuguesas PDF
Anabela Santos, Carla Cerqueira, Rosa Cabecinhas 437-455
Between the norm and the exception: gender asymmetries in portuguese newsmagazines PDF (English)
Anabela Santos, Carla Cerqueira, Rosa Cabecinhas 457-474

Leituras / Book Reviews

Zagalo, N. (2013). Videojogos em Portugal: História, Tecnologia e Arte. Lisboa: FCA Editora de Informática. PDF
Artur Coelho 477-482
Zagalo, N. (2013). Videojogos em Portugal: História, Tecnologia e Arte. Lisboa: FCA Editora de Informática. PDF (English)
Artur Coelho 483-488


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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
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Revista Comunicação e Sociedade
ISSN 2183-3575 (online)
ISSN 1645-2089 (print)
Prefixo DOI: 10.17231