A publicidade na pesquisa sociológica em Portugal: vazio ou domínio emergente?

Alcina Dourado

Resumo


Escolher o campo da comunicação das organizações, em particular a publicidadee o seu enquadramento, na óptica dos média como um dos pilares que sustentamo presente artigo implica considerar a análise da presença deste tópico nos estudossociológicos. Neste caso, no contexto do investimento dos investigadores portuguesesna Sociologia da Publicidade.Quem se dedica à investigação e produção de artigos, com e sem referee, sobre estedomínio da Sociologia especializada em Portugal? Quando e onde é que os artigosforam publicados? Que perspectivas são preferencialmente abordadas? Será possívelidentificar grandes temas, textos fundadores, de balanço e relativos a áreas específicasà semelhança de outros domínios de estudo da Sociologia? Quais são os resultados dosestudos identificados?Esta hipótese de trabalho implica: a revisão de fontes portuguesas, incluindo publicaçõesperiódicas relacionadas com as ciências sociais, tal como as do Centro deEstudos Sociais (Laboratório Associado da Faculdade de Economia da Universidade deCoimbra), do CIES (ISCTE) entre outros tal como a Universidade Nova de Lisboa; aanálise de textos fundamentais da sociologia portuguesa.

Palavras-chave


publicidade social; sociologia da publicidade; Portugal; revisão de literatura

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DOI: http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.19(2011).912

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Revista Comunicação e Sociedade
ISSN 2183-3575 (online)
ISSN 1645-2089 (print)
Prefixo DOI: 10.17231