Políticas Editoriais

Âmbito

OBJETIVOS E ÂMBITO

A Comunicação e Sociedade é uma revista académica que pretende aprofundar a análise dos fenómenos comunicacionais e, simultaneamente, contribuir para a leitura da realidade social, segundo ferramentas teóricas e metodológicas dos diferentes campos das Ciências Humanas e Sociais.

 

Políticas de Secção

 

Estrutura da Revista

A Comunicação e Sociedade é constituída por três secções:
(i) Dossiês temáticos - integrando até 10 artigos de fundo;
(ii) Varia – integrando não mais de 2 artigos;
(iii) Recensões / Entrevistas - integrando ensaios bibliográficos (review articles) e entrevistas.

 

Política Editorial

A revista Comunicação e Sociedade é uma revista académica on-line, de acesso livre, aderente a padrões exigentes do sistema de revisão de pares (peer-reviewing) e dirigida tanto a académicos consagrados, como a investigadores principiantes, nacionais e estrangeiros. Aceita artigos que ajudem a aprofundar o conhecimento sobre os fenómenos comunicacionais e integrem teorias e metodologias dos diferentes campos das ciências humanas e sociais que confluam no vasto campo das ciências da comunicação. Está aberta a contribuições de académicos e profissionais, nas línguas portuguesa e inglesa, fornecendo-lhes um espaço aberto de interacção.

A Comunicação e Sociedade aceita propostas de trabalhos académicos originais e inéditos sobre temas relacionados com as chamadas de trabalho e com os objetivos e o âmbito da revista, na forma de (I) artigos e (II) recensões e recebe também entrevistas para apreciação. As contribuições devem ser redigidas tendo em vista a sua relevância e acessibilidade para um público de ciências da comunicação. Os trabalhos podem ser propostos em português ou inglês, sendo sujeitos a tradução, responsabilidade assumida pelos autores.

 

Procedimento Editorial

1. Anualmente são divulgadas duas chamadas de trabalhos, nos meses de Janeiro e de Junho. Estas chamadas acontecem no ano imediatamente anterior à publicação dos números da revista em causa. Os autores dos manuscritos submetidos são informados da decisão editorial até 3 meses após o fecho da chamada de trabalhos. Os autores que submetem artigos fora da chamada de trabalhos estão sujeitos à mesma periodicidade. Os trabalhos submetidos à Comunicação e Sociedade são objecto de uma análise preliminar por parte dos editores dos volumes e da direção da revista que terá como critérios de aceitação: adequação à chamada de artigos (call), aos objetivos e âmbito da revista, o cumprimento integral das normas editoriais, a apresentação de estrutura e conteúdo próprios de artigo científico. Os artigos conformes são considerados para possível publicação, sendo enviados para avaliação por revisores (referees) dentro das normas expostas nos pontos 2 e 3. Os revisores, peritos académicos ou profissionais, de diferentes proveniências institucionais e geográficas, serão recrutados do conselho editorial e, segundo a temática da revista e o conteúdo dos trabalhos submetidos, das áreas das ciências da comunicação e de outras ciências sociais e humanas.

2. A decisão de publicar os trabalhos propostos à revista é do diretor, do diretor- adjunto e dos editores dos números da revista. No caso dos artigos, a decisão depende do parecer favorável de dois revisores externos, sendo um deles falante nativo da língua usada no trabalho, em regime de duplo anonimato (double-blind); no caso das recensões, a decisão depende de parecer favorável de um revisor externo, em regime de duplo anonimato (double-blind). A direção da revista reserva-se o direito de promover entrevistas ou outras acções sobre temas de especial relevância para as ciências da comunicação, não estando estas contribuições sujeitas à avaliação de revisores externos.

3. Uma vez o artigo enviado para avaliação externa, os dois revisores são solicitados a fazer uma das seguintes recomendações baseadas numa avaliação da qualidade académica do artigo, da originalidade e relevância para a chamada de trabalhos e para os objetivos e âmbito da revista:
A. Publicar sem quaisquer modificações.
B. Publicar com pequenas modificações.
C. Sujeito a revisões de fundo e a nova submissão.
D. Não publicar.

Publicar sem quaisquer modificações aplica-se a artigos que exigem mudanças simples, editoriais ou de conteúdo, mas que são, em todos os outros aspetos, publicáveis na sua forma original. Artigos recomendados para serem revistos a fundo e a uma nova submissão exigem revisões de conteúdo mais substanciais e uma reavaliação. Os artigos que recebem esta recomendação estão sujeitos, portanto, a uma segunda ronda de revisão, sempre que possível, com os mesmos dois revisores.

Só é permitida uma revisão e uma re-submissão por artigo.

Os autores são notificados por correio eletrónico quanto ao resultado do processo de revisão e, no caso das recomendações B ou C, convidados a apresentar uma nova versão até 4 semanas após a notificação.

Uma vez aceite a versão final, é editada e, antes da sua publicação, as provas são enviadas aos autores para que aprovem a sua publicação, até 8 dias após a sua recepção. Nesta fase, os autores são convidados a não fazerem quaisquer alterações ao conteúdo académico do seu manuscrito. Os autores são informados através de correio eletrónico sobre o número da revista onde o seu artigo será publicado.

Não são devidas aos autores quaisquer taxas no processamento e submissão de artigos.

 

Guia para Autores

Os trabalhos propostos à Comunicação e Sociedade devem ser submetidos eletronicamente após realização de registo (ver "Submissão on line"; "Política de Acesso Livre").

Juntamente com os artigos deverão ser enviados os seguintes documentos, sem os quais não se iniciará o processo de arbitragem científica:
a) Declaração assinada por todos os Autores, atestando i) Que o texto é original; ii) Que sobre ele não pendem conflitos de interesse, e iii) Que o trabalho não está em processo de avaliação ou publicação noutro periódico ou em qualquer outro tipo de obra;
b) Declaração de transferência dos direitos de autor para a Revista Comunicação e Sociedade (ISSN 1645-2089).

Dimensão
Os artigos completos devem ter entre 5.000 e 8.000 palavras, incluindo título, notas de rodapé e referências, com um resumo contendo no máximo 200 palavras e até 5 palavras-chave, em português e em inglês.

Formatação
Os originais deverão ser editados a dois espaços em páginas normalizadas (tipo A4), letra Times New Roman, 12 pt.

Quadros e figuras 
Figuras, quadros e desenhos deverão aparecer no fim dos originais, em folhas separadas. Os originais eletrónicos deverão ser enviados em Word (ambiente Windows ou Mac). O formato utilizado para gráficos, que deverão vir sempre inseridos no texto Word, é o JPEG ou o TIFF, com uma resolução de pelo menos 300 dpi.

Folha de rosto
Na primeira página do documento devem constar as seguintes informações, em português e em inglês: 1) Título do artigo, 2) Nomes do/s Autor/es e afiliações institucionais; 3) Alguns dados curriculares do/s Autor/es e moradas completas, incluindo rua, cidade, país e endereço electrónico, bem como a indicação do autor responsável pela correspondência.

Resumos e palavras-chave
Nas páginas subsequentes, devem constar, em português e em inglês: 1) Título, resumo e, no máximo, cinco palavras-chave. Estes resumos não podem exceder as 200 palavras. Quadros e figuras: Devem ser apresentados no corpo do texto e em simultâneo em páginas separadas, numeradas sequencialmente, em formatos editáveis, e devem ter título.

Notas
As notas devem ser reduzidas ao mínimo, numeradas sequencialmente, e inseridas no final do texto, antes da Lista de Referências.

Agradecimentos e financiamentos
são colocados no final do artigo, pela ordem indicada, antes das referências bibliográficas. A identificação da entidade de financiamento deve ser completa: designação por extenso e número da bolsa. No caso de ser mais do que uma entidade, as referências são separadas por ponto e vírgula, sendo a última da lista precedida por “e”.

Conduta Ética
Os autores devem assegurar que a referenciação das fontes usadas na produção do trabalho científico é rigorosa e abrangente e obter permissão dos detentores de direitos autorais para reproduzirem ilustrações, tabelas ou figuras.

Os autores devem identificar, seguindo as instruções dadas anteriormente, as entidades financiadoras do seu trabalho.

Os autores devem assegurar a correta inserção dos nomes dos autores e co-autores nas respectivas publicações, bem como a expressão do devido reconhecimento a outros colaboradores, quando tal se justifique, seguindo as instruções dadas anteriormente.

Qualquer pedido de esclarecimento adicional deve ser dirigido a cecs@ics.uminho.pt

 

Normas de referenciação bibliográfica e de estilo

A revista Comunicação e Sociedade, como as demais publicações do CECS, segue genericamente o estilo APA (6ª edição), orientando-se sumariamente pelos seguintes princípios:

Citações e referências bibliográficas no corpo do texto

- Todas as citações devem ser traduzidas para a língua em que o texto está redigido. Não se coloca em rodapé a versão original do trecho traduzido.

- As citações fazem-se dentro de aspas curvas duplas (“ ”), em texto normal e não em itálico. As citações com 40 ou mais palavras figuram destacadas do corpo do texto, em tabulação recuada, letra um ponto inferior e sem aspas.

- As referências bibliográficas relativas às citações incorporadas seguem o seguinte formato: (Kovarick, 2010, p. 134). Em citações no corpo do texto, a pontuação (ponto final ou vírgula) é colocada a seguir à referência. As citações destacadas terminam com ponto final antes da referência.  

- Não se usam expressões como idem, ibidem, apud, op. cit… Para citações em segunda referência: (citado em Kovarick, 2010, p. 134) (quoted in Kovarick, 2010, p. 134). 

Síntese das situações mais comuns de referenciação no corpo do texto

Lista de referências bibliográficas do final do texto

Os três principais tipos de referências bibliográficas utilizados em textos académicos incluem livros, capítulos de livros e artigos em revistas científicas:

Balonas, S. (2011). Publicidade sem código de barras. Ribeirão: Húmus.

Pires, H. (2011). De passagem. Nos rastos de um percurso imaginário. In M. Martins; J. B. Miranda; M. Oliveira & J. Godinho (Eds.), Imagem e Pensamento (pp. 167-188). Coimbra: rácio Editor.

Pereira, S. (2013). More technology, better childhoods? The case of the Portuguese ‘One laptop per Child’ programme. Communication Management Quarterly, 29, 171-198. doi: 10.5937/comman1329171P.

As referências que reportem a localizações na Internet são precedidas da expressão “Retirado de” (“Retrieved from”), sem menção à data de consulta da ligação.

Outros aspetos de estilo

- Aspas: usar aspas curvas duplas (“ ”): para expressões ou palavras irónicas, calão ou sentido figurado; para introduzir citações ou o título de um artigo ou capítulo de livro.

Itálico: usar itálico e não negrito no corpo do texto: para indicar títulos de livros; para introduzir termos novos ou estrangeirismos; para assinalar palavras ou expressões que mereçam destaque do ponto de vista semântico.

Siglas: escrever as siglas integralmente em maiúsculas quando todas as letras correspondem às iniciais das palavras que as compõem (ex. FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e só com inicial maiúscula, no caso de as letras das siglas não resultarem de iniciais das palavras que as compõem (ex. Sopcom – Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação). As siglas não têm plural (ex. os PALOP e não os PALOPs).

Números: usar a expressão verbal por extenso para números de zero a nove. A partir de 10, usa-se o numeral. Independentemente desta regra, usar sempre numeral em gráficos, tabelas e/ou figuras, em unidades de medida (ex. 5 km), em funções matemáticas, estatísticas, frações, quantidades decimais, ratios e percentagens, números que representam tempo, datas, pontos numa escala e somas exatas de dinheiro. Usar a expressão verbal por extenso sempre que qualquer número comece uma frase e em frações comuns (ex. um quinto dos portugueses).

Elementos gráficos: agrupam-se em três tipos: tabelas (todo o tipo de apresentação de dados de dupla entrada), gráficos (todo o tipo de representação gráfica de dados estatísticos) e figuras (todas as outras formas de representação visual – imagem, esquema, desenho, fotografia, infografia). No corpo do texto, as menções aos elementos gráficos aparecem sempre por extenso (ex. na Tabela 1). Todos os elementos gráficos têm legenda e não título. As legendas não têm ponto final. Todos os elementos gráficos devem figurar no texto sob a forma de imagem (e não como formas automáticas do editor de texto).

Títulos e entretítulos: nunca terminam com ponto final (apesar de poderem ter outras formas de pontuação – interrogação ou exclamação). Por princípio, os títulos e os entretítulos só devem ter inicial maiúscula na primeira palavra. Os entretítulos podem ser numerados se a numeração favorecer a estrutura do texto.

Notas de rodapé: usar notas de rodapé e não notas de fim de documento. 

Outras especificações devem ser consultadas no Manual de Estilo do CECS (disponível em http://www.comunicacao.uminho.pt/upload/docs/cecs/eventos/manualestilo.pdf)

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

* A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação em outra revista ou obra.
* Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word.
* URLs para as referências foram fornecidas quando disponíveis.
* O texto está datilografado a dois espaços em folhas brancas normalizadas (tipo A4), letra Times New Roman, 12 pt. as figuras e tabelas estão inseridas no texto e as enviadas separadamente estão em JPEG ou o TIFF, com uma resolução de pelo menos 300 dpi. 
* O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em "Guia para os Autores", na secção SOBRE a revista. 
* Título, resumo, palavras-chave em 2 línguas (português, inglês).

 

Direitos de Autor

Os autores, individuais ou colectivos, dos artigos publicados transferem para a Comunicação e Sociedade o exclusivo do direito de publicação sob qualquer forma.

 

Código de Ética da Revista

Comunicação e Sociedade partilha os princípios gerais de boas práticas e valores éticos na investigação científica que integram o Código de Conduta Ética da Universidade do Minho. Seguindo o disposto no ponto III.2 do referido código, considera reprováveis condutas que “violam a integridade do investigador, e, como tal passíveis de sanções, as que a seguir se tipificam, de modo não exaustivo:
a) A prática de plágio; 
b) A apropriação de criações intelectuais de outrem, protegidas pelas regras da propriedade intelectual, sem consentimento legal; 
c) A fabricação de resultados ou a sua falsificação; 
d) A utilização de falsas informações curriculares; 
e) A apresentação do mesmo trabalho, no todo ou em parte, em publicações posteriores, sem a menção explícita da fonte original e das partes replicadas; 
f) A distorção intencional de resultados para privilegiar uma dada linha de orientação do trabalho ou para satisfazer interesses alheios à verdade científica”.

A revista Comunicação e Sociedade procura investigar alegações de plágio ou de uso indevido de artigos publicados na revista. Igualmente, procura proteger a reputação da revista contra a negligência. Os artigos submetidos podem ser verificados usando um software de verificação. Quando é detectado plágio num artigo, se for incluído material de terceiros sem obtenção prévia de permissão de direitos autorais ou com aviso insuficiente, ou quando a autoria do artigo é contestada, a revista Comunicação e Sociedade reserva-se o direito de tomar medidas, incluindo, mas não limitadas a: publicar uma errata ou retificação (correção); retirar o artigo da revista; levar o assunto a organismos académicos; proibir o autor de publicar na revista, ou tomar medidas legais adequadas. Os nomes e endereços fornecidos nesta revista são usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo, em caso algum, disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


 

 

 

 

 

 

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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho, campus de Gualtar
4710-057 Braga - Portugal

Revista Comunicação e Sociedade
ISSN 2183-3575 (online)
ISSN 1645-2089 (print)
Prefixo DOI: 10.17231