A informação terceirizada: identidade e trabalho não pago na era do jornalismo digital

Autores

  • Teresa Cristina Furtado Matos Universidade Federal da Paraíba, Brasil
  • Serge Katembera Rhukuzage Universidade Federal da Paraíba, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.28(2015).2285

Palavras-chave:

Precarização, terceirização, informação, blogue, trabalho não assalariado

Resumo

A “era da Informação” constituiu tema de uma extensa pesquisa de Castells, no final dos anos 1980. Várias das implicações debatidas por este autor naquela altura são hoje observáveis, principalmente nas tendências de precarização das atividades de produção da informação. Perante a procura cada vez mais acentuada de informação, as empresas de comunicação, as televisões, os jornais impressos e online desenvolvem métodos terceirizados de produção e informação que consistem em recrutar, através de concursos, uma elite letrada de outros países para produzir “notícias locais” de qualidade. Neste artigo debruçamo-nos sobre um caso concreto de terceirização de informação a partir de uma plataforma de bloggers recrutados essencialmente em África. Com base na análise de entrevistas realizadas com dez desses bloggers, mostramos, ainda que de forma exploratória, os conflitos emergentes desse processo de produção terceirizada da informação. Na problematização mobilizamos conceitos desenvolvidos na área da sociologia do trabalho, bem como outras produções teóricas recentes sobre a precarização do trabalho informacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Teresa Cristina Furtado Matos, Universidade Federal da Paraíba, Brasil

Professora na Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes doutora em Sociologia. É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI/UFPB) e do HUN – Grupo de Estudos e Pesquisas em Sociologia e Relações Raciais. Seus interesses de pesquisa incluem os seguintes temas: comunicação, cultura, cinema, conflito e autoimagem, relações raciais.

Serge Katembera Rhukuzage, Universidade Federal da Paraíba, Brasil

Graduado em Jornalismo e Comunicação. É mestrando em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (PPGS). Pesquisa a influência das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTICs) na democratização da África francófona. Membro da rede de bloggers Mondoblog.org da Radio France Internationale (RFI).

Downloads

Publicado

28-12-2015

Como Citar

Matos, T. C. F., & Rhukuzage, S. K. (2015). A informação terceirizada: identidade e trabalho não pago na era do jornalismo digital. Comunicação E Sociedade, 28, 339–358. https://doi.org/10.17231/comsoc.28(2015).2285