E-migrante: espaços tecnológicos, geográficos, sociais. Novos atores e espaços de participação política?

Autores

  • Mauricio Nihil Olivera Universidade da República, Uruguai

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.28(2015).2271

Palavras-chave:

Espaço tecnológico, geográfico e social, e-migrante, Uruguai, participação cidadã

Resumo

Esse artigo fundamenta-se nos resultados da pesquisa intitulada “Estudo dos movimentos migratórios recentes da Espanha ao Uruguai. Novos espaços tecnológicos, geográficos e sociais de vinculação cidadã” (Olivera et al., 2014) e, a partir conceito proposto de “e-migrante”, analisamos se a introdução das TIC possibilita renovar as formas tradicionais de participação política e a tomada de decisões públicas. A partir deste conceito, buscamos identificar as formas e redes de comunicação à distância utilizadas pelos espanhóis imigrantes e suas formas de vinculação (política, social e cultural) no Uruguai e problematizá-las na linha das ciências sociais e da pesquisa crítica da Sociedade de Informação. Sustentamos que as formas de vinculação dos novos imigrantes espanhóis no Uruguai se situam em relação dialética e são resultado de um processo social que depende também das decisões e das significações adotadas pelos sujeitos. Essas decisões e subjetivações não são determinadas pelas estruturas, mas tampouco são totalmente contingentes. Movem-se num espaço de possíveis configurações e são ressignificadas em situações concretas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Mauricio Nihil Olivera, Universidade da República, Uruguai

Mauricio Nihil Olivera é professor titular na Universidade da Répública, Uruguai. Os seus interesses de investigação estão relacionados com as novas realidades comunicativas, os espaços de intermediação  cidadã e as suas formas de organização e vinculaçao, no quadro da sociedade de informação, a partir da intervenção da Internet e  das tecnologias de informação e comunicação.

Downloads

Publicado

28-12-2015

Como Citar

Olivera, M. N. (2015). E-migrante: espaços tecnológicos, geográficos, sociais. Novos atores e espaços de participação política?. Comunicação E Sociedade, 28, 73–90. https://doi.org/10.17231/comsoc.28(2015).2271

Edição

Secção

Diáspora, Dinâmicas de Mobilidade e Media