O Papel da Televisão na Definição da Democracia: Um Velho Sonho com um Grande Futuro?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.45(2024).4893

Resumo

Dominique Wolton (1947) dispensa apresentações no campo das ciências sociais e para lá da esfera anglo-saxónica. Há 35 trabalhos do sociólogo francês difundidos em 26 países e em 23 línguas. Fora da academia, o seu reconhecimento é igualmente abrangente, pertencendo, por exemplo, à Ordem Nacional da Legião de Honra, a mais alta distinção francesa criada por Napoleão e limitada a apenas 75 pessoas vivas. Com um doutoramento em Sociologia, Wolton admite que o seu principal objetivo é estudar comunicação em termos interdisciplinares, com enfoque na relação entre indivíduo, técnica, cultura e sociedade. Entre os livros que publicou, destacam-se: Éloge du Grand Public. Une Théorie Critique de la Television (O Elogio do Público em Geral: Uma Teoria Crítica da Televisão; Wolton, 1990); Penser la Communication (Pensar a Comunicação; Wolton, 1997); Internet et Après? Une Théorie Critique des Nouveaux Médias (Internet e Depois? Uma Teoria Crítica dos Novos Média; Wolton, 1999); Sauver la Communication (Salvem a Comunicação; Wolton, 2005); Informer N’est pas Communiquer (Informar Não É Comunicar; Wolton, 2009); e Communiquer, C’est Négocier (Comunicar É Negociar; Wolton, 2022).

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Biografias Autor

Abílio Almeida, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho, Braga, Portugal

Abílio Almeida, PhD em Ciências da Comunicação, é investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (Universidade do Minho).

Dominique Wolton, Centre National de la Recherche Scientifique, Paris, França

Dominique Wolton é diretor do Centre National de la Recherche Scientifique, fundador e diretor da revista Hermès (CNRS Éditions) e presidente do Conseil de l’Éthique Publicitaire.

Referências

Wolton, D. (1990). Éloge du grand public. Une théorie critique de la television. Flammarion.

Wolton, D. (1997). Penser la communication. Flammarion.

Wolton, D. (1999). Internet et après? Une théorie critique des nouveaux médias. Flammarion.

Wolton, D. (2005). Sauver la communication. Flammarion.

Wolton, D. (2009). Informer n’est pas communiquer. CNRS Éditions.

Wolton, D. (2022). Communiquer, c’est négocier. CNRS Éditions.

Publicado

24-04-2024

Como Citar

Almeida, A., & Wolton, D. (2024). O Papel da Televisão na Definição da Democracia: Um Velho Sonho com um Grande Futuro?. Comunicação E Sociedade, 45, e024007. https://doi.org/10.17231/comsoc.45(2024).4893