Cidadania cultural e literacia artística: lazeres e saberes em museus e cibermuseus da cidade criativa
DOI:
https://doi.org/10.17231/comsoc.14(2008).1075Palavras-chave:
Cidadania cultural, literacias artística, multicultural e híbrida, formação informal, comunicação e públicos em museus e cibermuseus, opinião pública local-globalResumo
Um continente social e cultural quase inóspito tem emergido nas últimas décadas, onde se passa a aprendizagem de cidadania: os territórios informais de consumo da cultura, do ócio, do jogo e da informação. Aí, uma formação informal ocorre, em oposição ou em complemento à formação formal veiculada pela instituição escolar. Numa dessas arenas – o museu de arte – a formação informal permite, por exemplo, a construção da literacia artística, que consiste no processo de comunicação estruturado pela leitura e escrita próprias das actividades artísticas, especificamente no seio da produção da obra de arte, através da sua mediação pelo museu, e no seu consumo. Na modernidade avançada/ pós-modernidade, surge ainda a inédita ‘literacia multicultural e híbrida’. Tais figurações de literacia, em articulação com as opiniões públicas local, nacional e global, contribuem para o investimento recente na cidadania cultural por parte do habitante da urbe, em especial no quadro das ‘cidades criativas’.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2012 Comunicação e Sociedade
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os autores são titulares dos direitos de autor, concedendo à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.