A problemática da divulgação da cultura científica usando os recursos proporcionados pela Internet e pelas redes telemáticas

Autores

  • Miguel Oliveira Universidade de Aveiro
  • João Tendim Universidade de Aveiro
  • Oliveira Duarte Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.3(2001).1315

Resumo

Desde há alguns anos a esta parte, conceitos como Cultura Científica e Sociedade de Informação têm aparecido associados de uma forma quase siamesa. O Índice de Cultura Científica de um povo é um parâmetro que se pretende que exponha as potencialidades e fragilidades do mesmo em relação a todo um qualquer processo de evolução individual, social e tecnológica.

No entanto, há uma pergunta que não se pode deixar de fazer quando em reflexão acerca deste tema. E essa pergunta prende-se com a definição do conceito em si: Afinal, o que é a Cultura Científica de um povo? Como se afere de uma forma clara esse índice?

Pode falar-se das percentagens de escolarização (luta ainda longe de ser vencida), do boom de cursos de formação técnica no inicio dos anos 90 e do subsequente desinvestimento na mesma na segunda metade desta década (fenómeno pelo menos digno de alguma reflexão), da entrada e saída relâmpago de empresas de cariz técnico e alta especificidade tecnológica (e correspondente investimento, com as consequências sociais e económicas inerentes) do espaço nacional... Enfim, a instabilidade própria de uma juventude económico-social gerida on the fly «Sem tempo» para projectos a longo prazo. Que conclusões devemos tirar? Talvez todo este processo seja mais complexo e não possa ser avaliado com base em dados meramente objectivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2001-01-17

Como Citar

Oliveira, M., Tendim, J., & Duarte, O. (2001). A problemática da divulgação da cultura científica usando os recursos proporcionados pela Internet e pelas redes telemáticas. Comunicação E Sociedade, 3, 63-78. https://doi.org/10.17231/comsoc.3(2001).1315

Edição

Secção

A reconfiguração do espaço público