Apontamentos para epistemologia e métodos na pesquisa em Comunicação no Brasil

Autores

  • Cicilia M. Krohling Peruzzo Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.33(2018).2905

Palavras-chave:

Empirismo, epistemologia, metodologia, pesquisa em Comunicação

Resumo

Este texto tece alguns aspectos da pesquisa em Comunicação partindo da filosofia do conhecimento como base para se entender a ciência. Tem como objetivos discutir a questão da pesquisa científica na perspectiva epistemológica, atentar para a importância da metodologia científica em suas dimensões metódicas e técnicas, além de refletir sobre alguns aspectos da pesquisa realizada na América Latina e mais especificamente o Brasil. Trata-se de uma abordagem baseada numa revisão teórica não exaustiva e não sistemática. Considera-se a existência de diversidade temática e metodológica, além da aparente tendência da pesquisa em enfocar a novidade, principalmente de elementos relacionados à tecnologia, como objeto de estudo. Também se comenta sobre a premência do fortalecimento das pesquisas em Comunicação, tanto as teóricas quanto as empíricas, e do avanço necessário no desenho e na descrição dos métodos e técnicas de pesquisa quando da apresentação de resultados e análises.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-06-2018

Como Citar

Peruzzo, C. M. K. (2018). Apontamentos para epistemologia e métodos na pesquisa em Comunicação no Brasil. Comunicação E Sociedade, 33, 25–40. https://doi.org/10.17231/comsoc.33(2018).2905