As culturas das crianças e dos jovens encontram os desafios da participação – entrevista com Henry Jenkins

Resumo

Henry Jenkins, professor provost de Comunicação, Jornalismo, Artes Cinematográficas e Educação na Universidade do Sul da Califórnia, está no centro de algumas das mais relevantes discussões mantidas nos campos da comunicação e dos media ao longo dos últimos 30 anos. Textual poachers (Jenkins, 1992/2013) marcou uma viragem decisiva nos estudos sobre a fandom, realçando que os fãs e as suas culturas (participativas) podiam e deviam ser olhados para além dos preconceitos maioritariamente vigentes até então. No início deste século, enquanto as discussões sobre o conceito de convergência estavam centradas em fatalidades tecnológicas e em imperativos económicos, Henry Jenkins enfatizou a necessidade de se prestar atenção às suas dimensões culturais (nomeadamente àquelas derivadas ou inspiradas pela crescente visibilidade e força de culturas participativas), com os seus esforços a culminarem na publicação de um outro livro, Convergence culture (Jenkins, 2008). Não surpreendentemente, a participação mantém-se como um conceito relevante nas pesquisas atuais de Henry Jenkins. Nesta entrevista, algumas das ideias de trabalhos anteriores são revisitadas e outras de investigações mais recentes (tal como a de imaginação cívica) são discutidas. Simultaneamente, são também debatidos os dilemas teóricos e metodológicos, do presente e do futuro, que qualquer pessoa que procure compreender a participação enfrenta, bem como lacunas na investigação existente. As especificidades das culturas das crianças e dos jovens quando encontram os desafios da participação guiaram esta conversa.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.

Referências

Bay, M. (2018). Weaponizing the haters: The Last Jedi and the strategic politicization of pop culture through social media manipulation. Manuscrito submetido para publicação. Retirado de https://www.researchgate.net/publication/328006677_Weaponizing_the_haters_The_Last_Jedi_and_the_strategic_politicization_of_pop_culture_through_social_media_manipulation

Bird, J. (2019, 21 de dezembro). ‘Harry Potter’ helped me come out as trans, but J.K. Rowling disappointed me. The New York Times. Retirado de https://www.nytimes.com/2019/12/21/opinion/jk-rowling-twitter-trans.html

Cohen, C., Kahne, J., Bowyer, B., Middaugh, E. & Rogowski, J. (2012). Participatory politics: new media and youth political action. Retirado de https://ypp.dmlcentral.net/publications/107.html

Gray, K. & Leonard, D. J. (Eds.) (2018). Woke gaming: digital challenges to oppression and social injustice. Seattle: University of Washington Press.

Ito, M., Gutiérrez, K., Livingstone, S., Penuel, B., Rhodes, J., Salen, K., Schor, J., Sefton-Green, J. & Watkins, S. C. (2012) Connected learning: an agenda for research and design. Retirado de https://dmlhub.net/publications/connected-learning-agenda-for-research-and-design/index.html

Ito, M., Martin, C., Cody, R., Rafalow, M. H., Salen, K. & Wortman, A. (2018). Affinity online: how connection and shared interest fuel learning. Nova Iorque: New York University Press.

Jenkins, H. (1992/2013). Textual poachers: television fans and participatory culture. Nova Iorque: Routledge.

Jenkins, H. (2008). Convergence culture: where old and new media collide. Nova Iorque: New York University Press.

Jenkins, H. (2012a). “Cultural acupuncture”: fan activism and the Harry Potter Alliance. Transformative Works and Culture, 10. https://doi.org/10.3983/twc.2012.0305

Jenkins, H. (2012b, 04 de março). How to earn your skeptic ‘badge’ [Post em blogue]. Retirado de http://henryjenkins.org/blog/2012/03/how_to_earn_your_skeptic_badge.html

Jenkins, H. (2014). Rethinking ‘Rethinking convergence/culture’. Cultural Studies, 28(2), 267-297. https://doi.org/10.1080/09502386.2013.801579

Jenkins, H. (2017). Negotiating fandom: the politics of racebending. In M. A. Click & S. Scott (Eds.), The Routledge companion to media fandom (pp. 383-394). Nova Iorque: Routledge.

Jenkins, H. (2019). ‘Art happens not in isolation, but in community’: the collective literacies of media fandom. Cultural Science Journal, 11(1), 78-88. https://doi.org/10.5334/csci.125

Jenkins, H. & Carpentier, N. (2019a, 30 de maio). Participatory politics in an age of crisis: Henry Jenkins & Nico Carpentier (part I) [Post em blogue]. Retirado de https://henryjenkins.org/blog/2019/5/30/participatory-politics-in-an-age-of-crisis-henry-jenkins-amp-nico-carpentier-part-i

Jenkins, H. & Carpentier, N. (2019b, 07 de junho). Participatory politics in an age of crisis: Henry Jenkins & Nico Carpentier (part III) [Post em blogue]. Retirado de https://henryjenkins.org/blog/2019/6/1/participatory-politics-in-an-age-of-crisis-henry-jenkins-amp-nico-carpentier-part-iii-thh7l

Jenkins, H. & Lopez, R. A. (2018). On Emma Gonzalez’s jacket and other media: the participatory politics of the #neveragain movement. The Brown Journal of World Affairs, XXV(1), 117-134. Retirado de http://bjwa.brown.edu/25-1/on-emma-gonzalezs-jacket-and-other-media-the-participatory-politics-of-the-neveragain-movement/

Jenkins, H., Shresthova, S., Gamber-Thompson, L., Kligler-Vilenchik, N. & Zimmerman, A. M. (2016). By any media necessary: the new youth activism. Nova Iorque: New York University Press.

Jenkins, H., Peters-Lazaro, G. & Shresthova, S. (2020). Popular culture and the civic imagination: case studies of creative social change. Nova Iorque: New York University Press.

Lopez, L. K. (2012). Fan activists and the politics of race in The Last Airbender. International Journal of Cultural Studies, 15(5), 431-445. https://doi.org/10.1177/1367877911422862

Pereira, S., Fillol, J. & Moura, P. (2019). Young people learning from digital media outside of school: the informal meets the formal. Comunicar, 58, 41-50.https://doi.org/10.3916/C58-2019-04

Pereira, S. & Moura, P. (2019). Assessing media literacy competences: a study with Portuguese young people. European Journal of Communication, 32(1), 20-37. https://doi.org/10.1177/0267323118784821

Proctor, W. (2019). A New Hate?: the war for Disney’s Star Wars. In W. Proctor & R. McCullough (Eds.), Disney’s Star Wars: forces of production, promotion and reception (pp. 301-323). Iowa City: University of Iowa.

Recomendação 2009/625/CE, de 20 de agosto, Comissão Europeia.

Shresthova, S. & Peters-Lazaro, G. (no prelo). Practicing futures: a civic imagination action handbook. Peter Lang.

Watkins, S. C. with Lombana-Bermudez, A., Cho, A., Vickery, J. R., Shaw, V. & Weinzimmer, L. (2018). The digital edge: how black and latino youth navigate digital inequality. Nova Iorque: New York University Press.

Publicado
2020-06-29
Como Citar
Moura, P. (2020). As culturas das crianças e dos jovens encontram os desafios da participação – entrevista com Henry Jenkins. Comunicação E Sociedade, 37, 187-199. https://doi.org/10.17231/comsoc.37(2020).2657