Construção e validação de indicadores de literacia mediática

  • Sílvia G. João Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto
  • Isabel Menezes Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto

Resumo

Neste artigo apresentam-se três indicadores criados com o objectivo de avaliar algumas dimensões da literacia mediática de estudantes universitários. Nesse sentido, exploram-se as medidas criadas, desde a conceptualização do conceito de literacia mediática até à esquematização nos diferentes indicadores que incluem uma escala constituída por itens de resposta de tipo Likert e duas mensagens mediáticas (uma notícia e uma BD) de resposta aberta. São também apresentados os resultados obtidos com estes indicadores junto de estudantes da Universidade do Porto e discutidas as respectivas potencialidades e limitações.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2012-12-20
Como Citar
João, S. G., & Menezes, I. (2012). Construção e validação de indicadores de literacia mediática. Comunicação E Sociedade, 13, 55-68. https://doi.org/10.17231/comsoc.13(2008).1144
Secção
Artigos temáticos